Receita já recebeu metade das declarações de isento
A Receita Federal já recebeu 22,5 de declarações de isentos. O volume representa metade do total que o Fisco espera receber este ano (entre 43 milhões e 45 milhões de declarações). Os 22,5 milhões de cadastros de CPFs também significam quantidade 31% maior do que a enviada no mesmo período do ano passado.
Os contribuintes que não são obrigados a declarar Imposto de Renda têm até o dia 29 de novembro para regularizar a situação de isento com a Receita. Caso contrário, terá o CPF suspenso a partir do ano que vem. Se a declaração de isento não for feita por dois anos consecutivos, o contribuinte terá o CPF cancelado, não podendo movimentar conta bancária, abrir crediário nem participar de concurso público ou fazer transações em cartório.
Segundo a Receita, o meio preferido dos contribuintes para declarar tem sido as lotéricas, com 13,1 milhões de documentos recebidos, seguido da internet www.receita.fazenda.gov.br, com 7,3 milhões. Nos Correios, a entrega soma 1,6 milhão, enquanto pelo telefone (0300-78-0300) o número de declarações atinge 307 mil. Outros 55 mil documentos foram entregues no Banco do Brasil.