Novo golpe pela internet atinge correntistas
Circula pela internet um novo golpe contra clientes de bancos do país. Supostamente enviado por instituições financeiras e reproduzindo até seus logotipos, um e-mail orienta o cliente a instalar seu serviço de internet banking . Para isso, o correntista deve baixar da rede um programa por meio de um endereço eletrônico que consta do mesmo e-mail. Quem clica no ícone para fazer esse download acaba instalando um programa indevido em seu computador.
Com isso, piratas eletrônicos conseguem entrar no micro e capturar dados sigilosos, inclusive as senhas bancárias que dão livre acesso à conta corrente e a movimentações financeiras do internauta.
O e-mail utilizado no golpe engana o consumidor porque exibe o logotipo oficial do banco. Nas duas últimas semanas, foram encaminhadas versões de instituições como ABN Amro Real, Bradesco, HSBC, Bank Boston, Banrisul e Itaú.
O ABN Amro Real informou que, para utilizar o internet banking , o cliente deve se cadastrar no site e, após a confirmação, habilitar seu registro de usuário ligando para o DiskReal.
O HSBC também alerta que não oferece o serviço através de e-mail, mas apenas na sua página na internet, que conta com sofisticado sistema de segurança. Recentemente, o banco pôs à disposição de seus clientes um teclado virtual para a digitação da senha de acesso, sem a necessidade de utilização do teclado do micro, o que o protege de programas que capturam as informações digitadas em teclados tradicionais.
O Itaú alerta para o fato de que o e-mail usado no golpe contém um arquivo (setup.exe) que, caso seja executado, ativa um programa com capacidade de causar danos e comprometer a segurança do equipamento e das informações nele contidas. A instituição afirma que, se o cliente chegou a abrir esse arquivo, será necessário eliminá-lo da máquina. Se o arquivo não chegou a ser executado, o e-mail deve ser apagado.
A Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) confirma que os golpes existem e que é preciso ter cuidado. No site da entidade www.febraban.org.br está disponível uma lista de cuidados que os usuários devem ter ao usar serviços bancários pela internet.
Segundo Antonio Mallet, coordenador-jurídico da Associação de Proteção e Assistência da Cidadania e do Consumidor (Apadic), o banco não pode ser responsabilizado se o consumidor for vítima deste tipo de golpe por meio de mensagens enviadas ao usuário:
” Se o consumidor abre o e-mail e baixa o programa, não há como responsabilizar a instituição, já que a operação não ocorreu por meio do site oficial do banco. A situação é preocupante porque mostra que os piratas da internet estão se sofisticando para aplicar seus golpes e o consumidor se torna presa fácil ” diz Mallet.
Ana Cecília Santos