Notícias

Cresce uso de data mining pelas empresas

Guarulhos, 07 de outubro de 2002

A tecnologia de data mining (exploração e manipulação dos dados estatísticos, com vistas a resultados de negócios) está sendo usada por um número cada vez maior de empresas em atividades de detecção de fraudes.

Segundo a SPSS Brasil, subsidiária da empresa norte-americana atuante na área de tecnologia de data mining, o uso desta aplicação cresce até 30% ao ano no Brasil, em especial nos segmentos mais sensíveis à atuação de fraudadores, como as companhias de utilities (luz, água, telefone, gás, etc.) e organizações do setor financeiro.

Para o presidente da empresa, Ricardo Ventura, essas tecnologias também encontram potencial de crescimento em áreas do governo, em especial com a progressiva necessidade de equilíbrio financeiro, já que os sistemas baseados em data mining podem detectar e alertar sobre movimentos incomuns em departamentos, como arrecadação tributária ou emissão de multas, resultando em investigações com maiores possibilidades de sucesso.

Nos mercados financeiro e governamental, muitas vezes o uso destas técnicas era feito de forma manual. Atualmente, existe uma crescente procura destes segmentos por tais ferramentas, que proporcionam maior exatidão nas análises devido ao uso de técnicas estatísticas e de inteligência de negócio, além de serem facilmente manipuladas e entregarem a produção de resultados com rapidez.