Segurança Pública recebe reforço
O 15º BPM recebeu nove viaturas; o 31º Batalhão, mais as cidades de Arujá e Santa Isabel, recebeu oito carros; o 32°, responsável por Suzano, três; o 26º, em Franco da Rocha, recebeu duas; e o 17º, de Mogi das Cruzes, uma; totalizando, 23 viaturas. As demais vão para o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) da Polícia Civil de Guarulhos.
Durante a solenidade, foram apresentados 135 policiais militares que reforçarão o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário na região. Destes, 35 ficarão na cidade. “Teremos uma melhor resposta nas operações. Vamos recompor a força tática, melhorar o apoio nas ocorrências, além disso, aumentaremos o horário de atuação, que antes era de 12 horas, agora serão 24”, garantiu o tenente-coronel Marcos Alberto Balbino, do 15º BPM.
Integração
O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, destacou a importância da integração entre a polícia e a comunidade. Na opinião dele, a população tem o dever e a responsabilidade de participar de todos os acontecimentos que envolvem a corporação. “As cidades recebem sangue novo para combater o crime e manter a paz e a população tem de cobrar resultados”, disse o secretário.
A frase ganhou coro do prefeito de Guarulhos Elói Pietá. “A segurança pública é uma questão de todos, para isso foi criado o Fórum Metropolitano de Segurança, que envolve prefeitos de várias cidades do Estado”, frisou.
Alckmin acha coerente decisão do TSE
Durante a solenidade de entrega das novas viaturas, o governador Geraldo Alckmin comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que obriga as coligações estaduais a seguirem as alianças para a eleição presidencial.
Na opinião de Alckmin, a decisão é correta. “É uma regra nova que muda o aspecto da coligação no País. A chamada verticalidade é uma decisão coerente, mas acho que essa mudança não é recomendada em um ano eleitoral”, afirmou.
Segundo ele, o TSE interpretou a lei e cabe recurso, mas o tucano não acredita no julgamento antes das eleições.
Pesquisa
Sobre a Pesquisa Datafolha realizada nos dias 20 e 21 deste mês, onde Alckmin aparece em segundo lugar, perdendo para o pré-candidato Paulo Maluf (PPB), o governador disse que recebeu o resultado com tranqüilidade e atribui a liderança de Maluf ao fato de ter cedido sua propaganda político-partidária, na TV, ao pré-candidato à presidência, José Serra. “Fiquei o mês de fevereiro fora da TV para priorizarmos o José Serra, enquanto que o Maluf dobrou, mas, felizmente, ele (Paulo Maluf) é bom de pesquisa e ruim de urna”, declarou Alckmin, ainda fazendo mistério sobre a provável candidatura à reeleição. “A convenção ainda será no dia 30 de junho. Muita coisa pode acontecer”, analisou.
Ele afirmou que deve iniciar as inserções na TV a partir de abril.
Na ocasião, o governador confirmou o repasse de R$ 2,9 milhões para as obras do complexo Baquirivu, além disso, informou que tramita na Assembléia Legislativa um projeto de lei que visa a contratação de seis mil jovens, com idade entre 18 e 23 anos, para exercerem a função de soldado temporário.