ACE-Guarulhos

Pesquisa da ACSP aponta que 47% dos brasileiros comprarão presente para as mães

Pesquisa de intenção de compras da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 47% dos brasileiros pretendem comprar presente neste de Dia das Mães. É um empate técnico em relação aos entrevistados que não comprarão (49%) – a margem de erro é de três pontos.

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque disse o número não pode ser considerado algo negativo para o comércio, pois os brasileiros ainda estão cautelosos, apesar da lenta melhora da economia brasileira. “Como uma entidade representativa, sempre propagamos a ideia do consumo consciente para que o fornecedor e o consumidor não sejam prejudicados. O Dia das Mães é uma data bastante significativa e merece ser celebrado de uma forma especial. No entanto, os gastos devem ser feitos de acordo com o tamanho do nosso bolso”, avaliou o dirigente.

“Esse empate sugere que neste Dia das Mães o comércio deverá vender a mesma quantidade, ou seja, o crescimento será próximo de zero, com ligeiras variações para mais ou para menos”, afirmou Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Isso não é uma má notícia, pois o empate indica que o pior já passou. O varejo parou de cair para entrar na estabilidade e, posteriormente, iniciar o caminho da recuperação”.

Os entrevistados que não souberam ou não responderam somaram 3%. O levantamento foi feito em todas as regiões do País entre os dias 1º e 12 de abril.

Campeões de venda

Para os consumidores que irão presentear as mães, a pesquisa da ACSP perguntou o que comprarão. Roupas, calçados, bolsas e acessórios são os preferidos de 34% deles. Em segundo lugar estão joias, bijuterias, perfumes e cosméticos (23%). Flores (9%), celulares (4%), eletrodomésticos (4%), TVs (2%) e chocolates (2%) completam a lista de presentes.

A parcela dos que ainda não sabem o que comprarão subiu de 22% em 2016 para 26% neste ano. “Como há mais indecisos, o lojista tem oportunidade de vender produtos de maior valor, mas para isso terá que fazer uma boa oferta ou oferecer um crédito mais longo. Outra sugestão é investir em marketing e promoções. Há pessoas querendo comprar; elas só não sabem o que”, ressaltou Burti. Ele lembrou que o Dia das Mães é a segunda data mais forte para o comércio.

A pesquisa foi encomendada pela ACSP ao Instituto Ipsos e elaborada a partir de 1.200 entrevistas pessoais e domiciliares com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014).

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