Blog

3 percepções poderosas para jovens empreendedores

jovens empreendedores guarulhos
Guarulhos, 03 de agosto de 2017

Jovens empreendedores estão tomando conta do mercado. Startups marcam presença nas inúmeras feiras de vários segmentos. A transformação nas relações de trabalho trouxe um novo pensamento para a vida profissional, especialmente para os jovens. A partir dessa nova realidade, apresentamos neste texto algumas percepções poderosas para esses empreendedores. Veja a seguir!

Experiência profissional não é tudo

Os jovens empreendedores sabem que é preciso ter alguma experiência profissional para começar seu negócio. Alguns procuram auxílio para questões em que não têm muito conhecimento, na tentativa de não errar na hora de abrir uma empresa e de mantê-la. Porém, tomada de forma isolada, a experiência não é suficiente.

Um bom empreendedor precisa ter uma visão ampliada da sua empresa. Além da qualidade e do comprometimento, deve desenvolver habilidades que se conectam a várias áreas do negócio. A interdisciplinariedade é um triunfo que envolve mais do que o conhecimento específico de um segmento.

Um empreendedor da área de tecnologia pode ter pleno conhecimento e experiência sobre seu produto ou serviço. Porém, se ele não desenvolver as habilidades de gestão administrativa, financeira e de pessoal, bem como as nuances jurídicas do negócio, pode colocar tudo a perder. Competência emocional e visão estratégica são fundamentais.

Em um mercado competitivo e que muda a todo instante, ser um empreendedor completo traz mais força para se colocar à frente da concorrência.

O mercado quer profissionais e empreendedores modernos

Lembra-se do tempo em que ficar 20 ou 30 anos em uma empresa era o objetivo de muitos profissionais? Isso vem sendo questionado, e as mudanças sociais fizeram com que surgissem os jovens empreendedores. Essa concepção antiga de permanecer no menor número de empresas já não é mais adotada. É uma posição pouco desafiadora, algo impensável para os novos profissionais.

O mercado atual exige modernidade nas relações de trabalho. Aquele que está em constante mutação, se reinventando e se qualificando em várias áreas, está à frente da maior parte. O chamado profissional multitask é muito mais requisitado no mercado do que os demais. Criatividade e flexibilidade são características muito atraentes. E o mesmo serve para os jovens empreendedores, que, ao apresentarem essas habilidades, conseguem se adaptar a ambientes imprevisíveis.

Portanto, se você ainda está se fechando em seu conhecimento específico, cogite ampliar suas visões para abrir um novo campo de atuação. As áreas complementares, ainda que diferentes de sua formação, conferem autonomia e aumenta as possibilidades de negócio.

No mesmo sentido, os jovens empreendedores adotam a modernidade em suas relações profissionais. As redes colaborativas são cada vez mais frequentes e necessárias, como um novo modelo de trabalho.

Empreender de forma colaborativa é um caminho a se explorar

Uma tendência dos jovens empreendedores é a conexão. E quando falamos de se conectar, não abordamos apenas a tecnologia. A economia colaborativa ou compartilhada é uma nova forma de organização mundial que facilita a troca de serviços e produtos sem foco no lucro.

Essa nova percepção de mundo só foi possível com a troca de gerações, que entende que a divisão substitui o acúmulo.  Essa força colaborativa impactou a forma de fazer negócio. Prova disso são as empresas Uber e Airbnb, baseadas em economia colaborativa.

Os jovens empreendedores estão se conectando antes mesmo de chegar ao final de sua formação. O desenvolvimento de soluções, serviços e produtos inovadores baseado na colaboração é um caminho sem volta.

Essas três percepções poderosas para jovens empreendedores ajudaram você a pensar seu negócio de outra forma? É muito importante enxergar os novos comportamentos do mercado.

Se deseja acompanhar essa transformação, curta nossa fanpage e fique por dentro de mais conteúdos!