ACE-Guarulhos

24 toneladas de chocolate à venda

O consumidor brasileiro deverá comprar cerca de 113 milhões de ovos de chocolate nesta Páscoa, um aumento de 10% em relação ao ano passado. Grande parte das 24 toneladas dos doces que serão vendidos até 12 de abril já estão espalhados nas gôndolas de docerias e supermercados. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o País é o segundo maior produtor de itens específicos para a data, ficando atrás apenas da Inglaterra.

Apesar da crise financeira mundial, as expectativas do setor são otimistas. A previsão para este ano é atingir faturamento de R$ 828 milhões, 8% a mais que em 2008.

Para o presidente da entidade, Getúlio Ursulino Netto, os ovos campeões de vendas serão aqueles que possuem entre 201 gramas e 400 gramas, com 51% do total. Já os menores, entre 101 gramas e 200 gramas, terão 31% de participação. “O ovo de chocolate é mais do que um produto alimentício, é uma manifestação de amor. As empresas estão sempre inovando, para emocionar as pessoas.”

O consumidor pagará mais caro pelas delícias da Páscoa neste ano. Os preços dos produtos estão 8% mais altos em relação a 2008 – resultado da inflação do período e dos aumentos dos principais insumos. O cacau subiu 26,2% e o açúcar, 24%. “Mas isso não será problema. Ninguém deixará de dar um presente nessa data tão especial”, diz Ursulino.

Outro produto em grande evidência nos supermercados é a colomba pascal. Segundo a Abicab, cerca de 8 milhões de bolos serão comercializados no período. Em 2008, foram 7 milhões de unidades .

Redes – Com a antecipação das ofertas dos produtos de época, o Wal-Mart prevê crescimento de 15% nas vendas de chocolates, ante igual período do ano passado. Para isso, ampliou o mix de produtos exclusivos, licenciados e de marca própria, que triplicaram neste 2009. Personagens como Barbie, Kung-Fu Panda, Carros, Hanna Montana e Ben 10 devem atrair o público infantil e impulsionar as vendas .

O Carrefour fechou grandes compras. Cerca de mil toneladas de ovos de Páscoa e 3 milhões de caixas de bombons já enfeitam as gôndolas de suas lojas. Entre as novidades estão os personagens infantis em chocolates de marca própria. A diversão das crianças fica por conta dos ovos de Páscoa Carrefour Mickey, Clone Wars e Fofolete Princesas, de 260 gramas. Já o Pão de Açúcar espera vender 2 toneladas de chocolates no período. A expectativa do grupo é de alta de 15% nas vendas, ante igual período de 2008. Só em itens licenciados, são 30 opções.

Sair da versão mobile