ACE-Guarulhos

134 mil crianças devem ser vacinadas neste sábado

Todas as crianças menores de cinco anos de idade deverão tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil neste sábado, dia 25, quando será realizada em todo o país a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em Guarulhos, a Secretaria Municipal de Saúde colocará à disposição da população 133 postos, a maioria com funcionamento das 08 às 17 horas. A meta é imunizar 134.115 crianças

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), em algumas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, no hipermercado Carrefour da Vila Rio de Janeiro e da avenida Paulo Faccini, no Wal Mart, no supermercado Lopes (Macedo), no 15º Batalhão da Polícia Militar (Vila Tijuco) e também na Base Aérea de Cumbica.

Além de vacinar indiscriminadamente contra a paralisia infantil, os postos também atualizarão a carteirinha das crianças que estiverem com atraso nas doses contra difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, hepatite B e meningite causada pelo agente Haemophilus Influenza. Por isso, é importante que os pais levem a carteirinha de seus filhos.

Conforme explica a enfermeira Ermelinda Antonio Tomé, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a paralisia infantil ainda acomete muitas pessoas em países africanos e asiáticos. Até maio deste ano, foram registrados 73 casos novos na Nigéria, 48 na Índia, sete no Paquistão e dois no Afeganistão. Em 2006, os países com maior número de pessoas infectadas foram: Nigéria (1.124 casos), Índia (674), Paquistão (40), Somália (36), Afeganistão (31), Bangladesh (18), Namíbia (18) e Etiópia (17).

“Como as campanhas são a única garantia para que o vírus não seja reintroduzido no país, o comparecimento aos postos é fundamental. Em Guarulhos, a vacinação de todas as crianças é ainda mais importante, já que a cidade abriga o maior aeroporto da América do Sul, por onde passam cerca de 15 milhões de passageiros por ano”, explicou a enfermeira.

Para obter mais informações sobre os locais de vacinação e horário de funcionamento dos postos, as pessoas podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Secretaria Municipal de Saúde (SAC 0800 772 2986) de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Sair da versão mobile