Ex-cônsul brasileiro no Canadá contou em palestra que investir no país é seguro
Um povo comedido, correto e que não gosta de quebrar regras. Estes foram alguns dos adjetivos dados aos canadenses pelo ex-cônsul do Brasil no Canadá, José Maria do Amaral Gurgel, na palestra “Experiências de um advogado brasileiro no Canadá e as oportunidades de negócios nas relações comerciais entre os países” realizada na última terça-feira, 15, no auditório da Escola Superior Paulista de Administração (ESPA).
Airton Trevisan, José Maria do Amaral Gurgel e Wilson Lourenço
Com a experiência de 12 anos vivendo no Canadá, Gurgel contou aos convidados, em sua maioria empresários e advogados, que o Canadá é um país que ainda está descobrindo sua identidade, mas que está de portas abertas para receber investidores. “O Canadá é um país estável, sério e confiável. Qualquer falha de um empresário será o fim para ele”, disse.
De acordo com o ex-cônsul, sua ida ao Canadá aconteceu pela vontade de montar um escritório de advocacia no continente americano e que a única certeza que tinha que este país não seria os Estados Unidos. “Não queria imitar outros colegas e abrir um escritório em Nova York e acabei escolhendo Vancouver no Canadá”, contou.
Para Gurgel, tanto os empresários como os advogados brasileiros que decidirem pelo investimento no país americano precisarão, antes de tudo, entenderem o sistema canadense. “O advogado, diferentemente do que acontece no Brasil, muitas vezes é obrigado pelas autoridades canadenses a divulgar dados confidenciais de seus clientes”, disse.
O presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço, ficou impressionado com as histórias do ex-cônsul. “Realmente o Brasil precisa avançar em diversos aspectos, quem sabe podemos sonhar em estreitar o relacionamento com os canadenses”, falou.
Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção Guarulhos, Airton Trevisan, considerou seguro investir no país. “A conclusão que chegamos é que o canadense tem a boa fé como regra”, disse.
Homenagem – Após a palestra, José Maria do Amaral Gurgel recebeu das mãos do diretor de comércio exterior da ACE, José Roberto Vitorelli, e do secretário adjunto da OAB-SP, José Pedro Chebatt Junior, uma placa em homenagem aos anos que viveu no
Canadá.
Vitorelli e Chebatt presenteiam Gurgel com uma placa
A palestra “Experiência de um advogado brasileiro no Canadá e as oportunidades de negócios nas relações comerciais entre os países” foi organizada em parceria pela ACE-Guarulhos e OAB-SP, subsecção Guarulhos.