ACE-Guarulhos

Último trimestre concentra 50% das verbas

Com as festas de final de ano e a expectativa do 13º salário circular mais de R$ 25 bilhões no País, algumas empresas resolveram guardar até 50% de suas verbas de marketing para usar neste último trimestre.

É o caso da Cia. Hering , com 135 lojas espalhadas pelo País. A marca diz ter destinado cerca de R$ 7 milhões a ações de marketing e publicidade, sendo que em torno de R$ 3 milhões foram guardados para serem usados de outubro a dezembro.

Carlos Zilli, superintendente de marketing da Cia. Hering , diz que a empresa optou por concentrar o investimento nos últimos três meses com o objetivo de divulgar a Coleção Verão 2005. “Temos um foco bem definido em nossas ações de marketing. A meta é fortalecer a marca e voltar as ações de vendas ao público infantil de 2 a 14 anos”, diz ele.
Também de olho no público jovem, a finlandesa Nokia , especializada em fabricação de aparelhos celulares, resolveu apostar no marketing para atingir esse perfil de consumidores. Com o projeto Nokia Trends, uma plataforma de marketing baseada na arte e na música, criada para estimular as novas formas de consumo de informação por meio de meios eletrônicos, a empresa acredita ter chegado ao objetivo.

Na 1ª edição do evento, realizada em março, na Praia do Flamengo (Rio de Janeiro), estiveram presentes cerca de 200 mil pessoas. A segunda edição será este mês, em São Paulo.
“O Nokia Trends é voltado ao público em geral, equilibrando o novo e consagrado”, afirma o diretor de marketing da empresa, Carlos Ximenes. Ele lembra que, neste ano, estão investindo 12% a mais em divulgação do que no ano passado. Segundo ele, em 2003, a Nokia faturou mundialmente US$ 1,55 bilhão.

De acordo com Ximenes, a atuação do grupo nas ações de marketing está sempre voltada ao relacionamento com seus consumidores.

Outra que aposta as fichas na publicidade para aquecer vendas é a Motorola . Este ano, a verba da publicidade da empresa ficou em torno de R$ 45 milhões, contra os R$ 35 milhões do ano passado.
“Investimos em mídia eletrônica, impressa e em pontos-de-venda. Reforçamos ainda a estratégia com eventos e promoções”, ressalta a diretora de marketing, Loredana Marioto. Segundo ela, o faturamento mundial da Motorola, em 2003, ficou em torno de R$ 27,1 bilhões.

No mercado de serviços, a franquia Quality Cleaners projeta aplicar 50% do seu volume de investimentos em marketing, nesses últimos meses deste ano. Segundo José Ventura, diretor de marketing da rede, o valor será de R$ 400 mil.
Presente em 10 países, com mais de 300 lojas ” sendo 34 delas no Brasil “, a lavanderia tem se expandido com abrangência nacional. A marca nasceu nos Estados Unidos, e há cinco anos opera no País. Este ano, a Quality Cleaners garante estar aquecida por seu destaque no setor de lavagem expressa. Por conta disso, prevê um crescimento de até 20%, em relação o 2003.

Marketing de luxo

O nome pomposo é idéia da Vocal Motors , considerada a maior concessionária Volvo da América Latina e única representante da marca sueca no Estado de São Paulo.
“O marketing de luxo é apostar em brindes luxuosos, que podem vir na forma de promoção de esportes voltados para a elite, como o tênis, o golfe e o iatismo, ou de eventos conectados a outras marcas de luxo, como degustações de bebidas e charutos e desfiles de moda”, explicou Paulo Loretti, diretor de marketing da Vocal Motors.

Ele comenta que o plano de mídia para 2004 demandava uma verba de R$ 1 milhão, dividida entre a Vocal e a Volvo. Para o segundo semestre de 2004, o orçamento era de R$ 500 mi. Com a realização do Salão do Automóvel, a Vocal optou por destinar mais do que esperava no evento, restando apenas 20% para o final do ano.

A Bio Ritmo , rede de academia que conta com nove unidades no País, reservou para este ano R$ 500 mil para investir em marketing. Metade desse valor já foi investida em ações de divulgação; já o restante, ou seja, 50%, será aplicado nos três últimos meses do ano.

Paulo Florêncio/Camila Abud

Sair da versão mobile