Notícias

Ênfase à formação de jovens empreendedores

Guarulhos, 14 de março de 2008

Incluir o empreendedorismo no currículo das escolas e faculdades paulistas é um dos objetivos de longo prazo da 1ª Semana do Empreendedor Jovem Paulistano, que acontece na Câmara Municipal de São Paulo desde segunda-feira, 10, e que se estende até hoje, com palestras em vários locais da cidade.


Octávio Thomeo, diretor do NJE-Guarulhos

“Abrir espaço para os jovens é prioridade da gestão do presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, como forma de oxigenar e renovar os quadros da entidade”, disse o vice-presidente Moacir Roberto Boscolo, que representou Burti na abertura do evento. De acordo com ele, esse trabalho tem sido intensificado nas 15 sedes distritais da ACSP, com a criação e ampliação de núcleos jovens.

Segundo Boscolo, a decisão de Burti é obter, com essas lideranças, maior penetração da entidade junto às universidades, tanto na capital como no interior, por meio dos núcleos jovens da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Com isso, vamos levar adiante ações para melhorar o ambiente de negócios para empreendedores paulistas.”

O secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, lembrou a criação do primeiro Fórum Jovem Empresário (FJE) da ACSP, durante sua gestão à frente da entidade, em 1984. “Nosso trabalho deu frutos”, disse Afif. De acordo com o secretário, o FJE propiciou o aparecimento de diversos líderes, como o prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Para Afif, o estímulo ao empreendedorismo e as ações contra a burocracia poderão conter a informalidade, que atinge hoje 3,2 milhões de paulistas. “A figura do MEI (micro empreendedor individual) é uma bandeira nossa prestes a se tornar realidade”, destacou.

O coordenador do FJE da ACSP, Gênys Alves Júnior, acrescentou que “Afif foi o grande semeador do movimento jovem que hoje se espalha pelo Brasil”. Para ele, a 1ª Semana vai ampliar e fortalecer uma nova safra de empreendedores jovens de São Paulo. “Assim, será possível colaborar para o desenvolvimento do País”, afirmou. Júlio César Bueno, ex-coordenador do FJE-ACSP, disse que “o empreendedorismo é um tema no qual vale investir porque gera oportunidades para todos”.

A ACE-Guarulhos formou há dois anos o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE). As lideranças que participam do NJE com objetivo de fomentar o empreenderorismo percorreu algumas instituições de ensino para falar do assunto. “Queremos despertar o lado empreendedor dos jovens, já que o emprego no mundo ficará escasso e nada melhor do que levar este ideologia a escola, pois acreditamos que podemos empreender desde pequeno”, disse Octávio Thomeo, diretor do NJE-Guarulhos.

Os interessados em participar do NJE-Guarulhos podem ligar para a Central de Relacionamento da ACE: 11-2137-9333.