É essencial definir o público-alvo
Assim como as grandes empresas estudam seu público-alvo antes de investir em campanhas milionárias, as pequenas também têm de saber para quem se destina sua propaganda, por mais modesta que ela seja. “Só assim é possível determinar que tipo de divulgação vai atingir o consumidor de fato”, afirma o consultor de Marketing do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) Wlamir Bello.
Segundo ele, a melhor maneira de definir esse público é fazer um banco de dados dos clientes. “O pequeno empresário deve se preocupar com uma divulgação segmentada, já que sua captação de público é menor”, acredita.
O consultor destaca que é preciso estar atento a esses detalhes antes de investir. “Se o público-alvo for informatizado, por exemplo, como executivos, o e-mail marketing pode ser uma forma de começar a falar com a clientela, pois, tem maior penetração do que uma mala-direta ou telemarketing, além de possuir um custo muito menor. Essas duas ferramentas são úteis quando os clientes são de terceira idade ou adolescentes”, afirma.
Para Bello, a melhor alternativa é fazer um mix de instrumentos para abordar o público, envolvendo promoções, panfletos, mala-direta e anúncios em publicações segmentadas. “De acordo com estudos, a mala-direta oferece um retorno de 2% dos clientes, em um período entre oito e dez dias. Já o e-mail marketing conta com 16% de resposta do público-alvo em até dois dias.”
Mas ele ressalta que de nada adianta essas ferramentas se elas não forem para um público qualificado a recebê-las. “Não adianta mandar propaganda de esmaltes para um homem, por exemplo, o retorno não será satisfatório”, diz.
Gabriela Gemignani