sexta-feira, 29 de julho de 2016

Consultar Veículos

Certocar


Toda a segurança que a sua empresa precisa na hora da compra e venda de veículos

 

DETALHES DA CONSULTA

Situação do veículo
Informa situação atual do veículo quanto à sua circulação e se o mesmo encontra-se baixado (fora de circulação).

Adulteração de chassi

Informa se o chassi tem algum registro de remarcação junto aos órgãos oficiais.

Alerta de roubo e furto
Informa se o veículo pesquisado possui ocorrência de Roubo ou Furto ativa em todos os Estados do Brasil, evitando assim que o cliente compre um veículo ilícito, trazendo problemas futuros.

Alienação fiduciária
As restrições financeiras de uma maneira geral são inseridas, liberadas e alteradas pelo próprio agente financeiro (bancos, financeiras) através do sistema informatizado denominado Sistema Nacional de Gravames – SNG.

Restrições e impedimentos
Informa restrições gerais podendo ser ou não impeditivas quanto à circulação do veículo, sendo de origem do órgão estadual (DETRANS e CIRETRANS), tais como: restrição administrativa, falta de transferência, restrição judicial e/ou tributária, busca e apreensão, entre outras.

Débitos e multas
Descreve as características do veículo: tipo, marca/modelo, ano de fabricação e do modelo, cor, potência, tração, número do chassi / motor e dados do emplacamento, como: cidade do emplacamento atual, UF, placa, entre outros. Informa se há incidência de débitos com valores de multas, licenciamento, IPVA e DPVAT.

Participações em leilões
Permite verificar se o veículo é proveniente de leilão, com informações da data do leilão e condição gerais do veículo, (batido, avariado, sucata, inteiro, etc).
Evita fraude envolvendo a comercialização de veículos salvados de leilão, quando são adquiridos a preços abaixo dos praticados no mercado e retornam a circulação causando prejuízos.

Sinistro integral irrecuperável por colisão
Informa se para o veículo consultado já houve algum sinistro integral irrecuperável de colisão (perda total).

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o CertoCar SCPC – Histórico do Veículo?
É um serviço completo e diferenciado de consultas a informações de veículos automotores, essencial para empresas que em suas transações comerciais envolvam veículos seja para compra, venda, financiamento, seguro, leasing, locação ou transportes.

Para que utilizar?
O CertoCar SCPC – Histórico do Veículo está de acordo com a Lei 13.111 sobre a obrigatoriedade na comercialização de veículos verificar a situação de regularidade, como furto , alienação e outras restriçoes que impeçam a circulação do mesmo.

O que você ganha?
Consulta de procedência veicular para uma avaliação precisa, evitando riscos de fraudes e irregularidades e possibilidade de uma negociação com segurança e rapidez na resposta.

Qual o público/segmento que pode realizar a pesquisa do CertoCar SCPC – Histórico do Veículo?
O produto atende a quaisquer negócios ou pessoas que façam transações que envolvam veículos, tais como:
  • Lojas, Concessionárias e Multimarcas (revendedora de Veículos);
  • Eventos e Feiras de Automóveis;
  • Recuperadora de Veículos;
  • Despachantes;
  • Advocacia;
  • Retíficas;
  • ECVs (Empresas Credenciadas de Vistoria);
  • Empresas prestadoras de Serviços Automotivos;
  • Web (Classificados, Anúncios, Software houses, etc);
  • Empresas Segurança (Rastreadores, Bloqueadores, Identificadores, Blindagens);
  • Bancos, Financeiras, Seguradoras;
  • Montadoras (Fabricantes);
  • Corretores;
  • Consórcios;
  • Cartórios;
  • Transportadoras;
  • Gerenciamento de Risco e Logística;
  • Locadora de Veículos;
  • Operadores Logísticos;
  • Empresas com operações de Crédito em Geral (Distribuidores);
  • Mídia Especializada
  • Órgãos Públicos
Quais são as fontes das informações do CertoCar SCPC – Histórico do Veículo?
O CertoCar SCPC – Histórico do Veículo possui parceria com órgãos públicos e privados e possui contrato oficial com todos eles na disponibilização das informaçoes, todas elas de fontes oficiais.

Como é feita a atualização da base de dados do CertoCar SCPC – Histórico do Veículo?
As consultas são feitas diretamente no banco de dados dos sistemas de forma “on-line” e atualizadas conforme disponibilização dos parceiros. As restrições e registros dos veículos são disponíveis no mesmo momento que inseridas nos órgãos públicos.

Qual a abrangência do CertoCar SCPC – Histórico do Veículo?
Nacional. Disponível para Automóveis, Caminhões, Ônibus, Motocicletas, Utilitários e Reboques, emplacados no Brasil com placa alfanumérica registrada no DENATRAN.

Quais são os tipos de veículos que possuem registro nessa consulta?
No CertoCar SCPC – Histórico do Veículo é possível realizar consultas de: Veículos automotores, Motocicletas, Caminhoes, Utilitários, Onibus, Reboques e Semirreboques e todos outros veículos que tiverem emplacamento seguindo as regras do sistema RENAVAM (DENATRAN, Padrão placa XXX- 1234).

É possível consultar as informações em bloco/módulos?
Sim, além do relatório CertoCar SCPC – Histórico do Veículo é possível consultar alguns módulos separados da família CertoCar. Veja mais opçoes em “Outros módulos veiculares” na área de pesquisa do produto.

Quais os locais que posso acessar a consulta do CertoCar SCPC – Histórico do Veículo?
  • Site da ACE
  • Aplicativo (Android, iOS, Windows Phone)
Quais são as chaves (dados de pesquisa) de consulta necessários?
CertoCar SCPC – Histórico do Veículo: Placa + UF (obrigatório).

Que tipo de garantia o CertoCar SCPC – Histórico do Veículo oferece em relação aos veículos consultados?
Existe o repasse fiel de 100% das informações registradas nas bases públicas e privadas para o veículo consultado. Estas informações podem sofrer alteração entre o intervalo de uma consulta e outra, principalmente nas restrições.

A pesquisa CertoCar SCPC – Histórico do Veículo apresenta todos os restritivos e impedimentos do veículo?
A pesquisa mostra todos os restritivos e impedimentos atuais do veículo, pesquisado no momento da consulta e de formas on-line, nas bases de débitos estaduais, sinistro e leilão. Para uma pesquisa completa do veículo sugerimos pesquisar o produto Selo de Procedência Veicular SCPC.

Como consultar veículos que, ainda, estão emplacados com a placa de duas letras (amarela)?
A consulta somente é possível para veículos de placa nacional do Brasil (placa de 03 letras e 04 números). Os veículos que ainda possuem placas de duas letras não estão cadastrados no DETRAN. Vale lembrar que estes veículos estão irregulares, pois o prazo para a troca da placa de duas para três letras já se esgotou.

Quando realizo a consulta informa que o veículo possui DÉBITOS ESTADUAIS (dívidas de multas), mas não consigo visualizar a descrição dessa multas, como devo fazer?
As informações detalhadas das multas podem ser obtidas no órgão autuador ou no DETRAN de registro do veículo de cada Estado. Veja lista no final deste documento com todos os Detrans do Brasil.

O que significa Alienação Fiduciária?
É uma restrição que impede a transferência de propriedade do veículo, durante a vigência do contrato. O contrato pode ser de financiamento, leasing ou o carro pode ter sido dado como garantia. Enquanto não quitado o contrato, não poderá ser dada a baixa no Gravame junto ao Detran e o proprietário não poderá vender o veículo ou realizar qualquer outra forma de alienação.

O que quer dizer a resposta: “Sistema Indisponível. Tente mais tarde” na resposta da consulta ? Neste caso o crédito foi descontado?
Não, o crédito não será descontado. Neste caso algumas das bases de veículos pesquisada está fora do ar ou em manutenção, e desta forma não foi possível realizar a pesquisa. Será necessário aguardar alguns minutos e refazer a pesquisa.

O que quer dizer a resposta: “Placa não cadastrada na Base Estadual. Verifique dados e UF digitada.” Na resposta da consulta? Neste caso o crédito será descontado?
Sim, neste caso o crédito será descontado , pois houve uma provável digitação errada dos dados de pesquisa, e desta forma foi tarifado nos fornecedores parceiros. Orientamos que seja conferido a Placa e UF (estado) digitado pois há possibilidade de algum dado ser informado errado.

A Lei 13.111 de 25 de Março de 2015, que fala sobre a obrigatoriedade na comercialização de veículos verificar a situação a situação de regularidade do veículo, como furto, alienação e outras restrições que impeçam a circulação do veículo, serve também na venda de veículos de pessoa física para pessoa física?
Não. Esta Lei exige a obrigatoriedade apenas de empresários que comercializam veículos, porém para o consumidor pessoa física é essencial avaliar o veículo que está vendendo ou comprando, dando desta forma transparência na negociação e segurança para ambas as partes.

No bloco “Sinistro” do relatório CertoCar SCPC – Histórico do Veículo mostra todas as “batidas” que o veículo já teve e os detalhes?
Não. Neste bloco é apontado as ocorrências de Indenização Integral Irrecuperável e a data que foi cadastrada no sistema, ou seja, aquela que a seguradora indenizou o segurado e não houve recuperação do veículo. É o chamado no mercado de “perda total”. Somente nestes casos há impedimento na circulação do veículo, enquanto que nas pequenas e médias avarias não.

Quais são as situações que um veículo pode ter quando aparecer na base de dados do leilão, e quais delas são impeditivos para que o veículo não possa mais circular?
As situações ou “condição geral” que um veículo pode aparecer no bloco da consulta são: Alagado, Avariado, Batido, Depenado, Queimado, Sucata, Incendiado ou Inteiro. Este último são os veículos recuperados de busca e apreensão. Dentre estas situações é necessário avaliar a situação dele também no Detran, para saber se há impedimentos de sua circulação.

Módulos que compoem a consulta CertoCar SCPC – Histórico do Veículo:
  • DÉBITOS -Descreve as características do veículo: tipo, marca/modelo, ano de fabricação e do modelo, cor, potência e tração. Informa se há restrições: alienação e arrendamento. Também avisa se há alerta de roubo/furto, existência de débitos com valores de multas, licenciamento, IPVA e DPVAT.
  • SINISTRO - Informa se houve pagamento de Sinistro de Indenização Integral Irrecuperável (Perda Total).
  • BASE DE LEILÃO - Busca em uma base de 14 (catorze) milhões de registros e informa se o veículo é proveniente de oferta em leilão e seu Estado Geral como: Alagado, Avariado, Batido, Depenado, Queimado, Sucata, Incendiado ou Inteiro.
Glossário Siglas
  • DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito
  • DETRAN - Departamento de Trânsito
  • BIN - Base de Índice Nacional de Veículos
  • DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres
  • CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo
  • FENASEG - Federação Nacional de Seguros Privados
  • RENACH - Registro Nacional de Carteira de Habilitação
  • RENAINF - Registro Nacional de Infrações
  • RENAVAM - Registro Nacional de Veículos
  • IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
  • UF PLACA - Unidade Federativa ( Estado do Brasil) de registro
  • B.O - Boletim de Ocorrência
  • BOAT - Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito
  • DUT - Documento Único de Transferência
  • REM - Remarcado ou Regravado
  • FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
  • CMT - Capacidade Máxima de Tração
  • PBT - Peso Bruto Total
MODELO



 
Curta a ACE-Guarulhos no Facebook
Acompanhe a ACE-Guarulhos
Newsletter

Cadastre seu email para receber o Newsletter Guarulhos Empresarial e outros informes.

Conheça também nossos canais sociais.