Blog

Registro de Marcas em Guarulhos: Por que é importante pro meu negócio?

Registro de Marcas em Guarulhos: Por que é importante pro meu negócio?
Guarulhos, 27 de junho de 2017

Você investe seu dinheiro para abrir uma empresa em Guarulhos. Se esforça para estrutura-la e gerencia-la da melhor maneira possível. Prospecta clientes, contrata funcionários e toma todas as medidas e cuidados para que tudo seja feito da melhor forma possível para evitar possíveis transtornos. Agora, só falta recuperar o dinheiro investido e lucrar, não é mesmo? Com toda a parte burocrática envolvida, a última coisa da qual o empresário costuma se lembrar é de registrar sua marca para evitar possíveis riscos ao seu negócio.

Segundo a consultora de Negócios Internos da ACE Guarulhos, Patrícia Oliveira, “Muitos empresários agem dessa maneira por uma questão cultural, mas se arrependem depois”. Isso porque proteger a sua marca é proteger o seu negócio. E o registro de marca é tão importante quanto os outros tantos cuidados que o empresário deve ter ao abrir uma empresa, pois o registro garante a segurança e a integridade da marca.

Entenda o que é o registro da marca e os motivos que o tornam  importante para o seu empreendimento.

O que é o Registro de Marcas e por que registrar a minha marca?

A marca representa a essência de uma empresa, sendo um bem de valor intangível. Ela carrega traços do que é o seu negócio e “a que veio”, ela representa o papel que ele desempenha no mercado. É o reflexo da reputação e da identidade da sua empresa.

Sendo assim, a marca deve ser protegida para evitar riscos para o seu proprietário. O registro da marca serve para evitar que terceiros utilizem o mesmo nome para o mesmo segmento de negócios.

O responsável pelo registro de marcas no Brasil é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, também conhecido como INPI. O registro da marca se trata da proteção e patente do nome fantasia (que representa a empresa).  Para aumentar ainda mais a segurança da sua empresa, o ideal é realizar o mesmo procedimento com o logotipo. Existem opções de registro que já garantem a segurança tanto da marca, como do logo da empresa, é o chamado registro de marca misto.

Por que é importante fazer o registro de marcas em Guarulhos?

Sem o registro, seu negócio não está completamente sustentado e consolidado. Você corre o risco de ser obrigado a ter que mudar o nome e o logo da sua empresa a qualquer momento. Já pensou no impacto financeiro, administrativo e de marketing que isso pode causar?

A marca também é registrada para evitar que outras empresas possam ludibriar os consumidores para que eles comprem produtos ou serviços de outra empresa achando que estão comprando da sua. Isso protege o consumidor, você, sua empresa e o seu investimento.

A principal função do registro de marcas é garantir a segurança e a exclusividade do nome da empresa no segmento em que ela atua. Por isso há a possibilidade de registro de marcas iguais em classes diferentes por empresas diferentes.

Uma vez que você registra primeiro uma marca em um segmento específico, a preferência é sua, e você pode contestar qualquer empresa que tente fazer o mesmo.

As grandes empresas estão sempre atentas a isso e registram todos os nomes possíveis relacionados ao seu para evitar que outros usem sua marca ou que seu cliente a confunda com outra. Afinal, além de tudo, é importante mencionar que apenas uma marca registrada pode gerar receita por meio de licenciamento, franquia ou venda. Ou seja, se você pensa em ampliar o seu negócio a longo prazo, o Registro de Marcas é fundamental para a sua empresa.

Já parou para pensar no valor de marcas como Coca-Cola, Nike, Apple, Google e Facebook, por exemplo? Imagine se existissem várias empresas do mesmo segmento e com o mesmo nome? O cliente não saberia reconhecer, interagir e vivenciar essas marcas da mesma maneira.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo sobre como registrar uma marca e tire todas as suas dúvidas.