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Quanto custa para abrir uma empresa em Guarulhos?

Quanto custa para abrir uma empresa em Guarulhos?
Guarulhos, 10 de agosto de 2017

O paranaense Wellington Dias sempre dividiu a jornada dos últimos sete anos entre Guarulhos e a capital paulista. Morar a 24 quilômetros do trabalho, não estava nos planos dele para o longo prazo. Até porque essa distância se tornava ainda maior com o congestionamento. Essa ainda é a realidade de muitas pessoas que moram na cidade.

Comunicativo, ele não pensou duas vezes em mudar seu roteiro. “Sempre gostamos muito de cozinha em família, e aquela vida estava muito desgastante, embora estivesse em um emprego bom”, recorda.

A virada aconteceu com o nascimento da sua filha. Foi aí que decidiu abrir seu próprio negócio, em sociedade com a esposa, Natália.

“Embora tivéssemos experiência de gestão, achamos que seria mais fácil”, relembra. Idas e vindas em órgãos do governo, ouvir a negativa de documentos e tempo e dinheiro perdidos. “Hoje eu seguiria outro trajeto, com apoio de quem entende mais do assunto”, conta o empreendedor, que teve o processo paralisado por falhas de redação do contrato social.

A história dele se repete como a de muitos outros empresários. Mas com o apoio de uma junta comercial, a experiência de abrir um próprio negócio pode ser facilitada e também mais econômica. Quer entender mais sobre quanto custa para abrir uma empresa? Confira a seguir!

Quanto custa para abrir uma empresa em Guarulhos: valores que você precisa ficar atento!

Há pelo menos cinco custos que você deve ficar atento ao abrir seu próprio negócio na região de Guarulhos.

Relacionamos esses valores para que você entenda o que isso implica de investimento ao seu bolso:

  • Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE): são tributos recolhidos pelo contribuinte e que vão direto para o caixa do governo do Estado.
  • Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF): é o documento que reúne impostos, taxas e contribuições que devem ser pagas pelo empresário que deseja abrir seu próprio negócio. O valor é administrado pela Receita Federal.
  • Junta Comercial: é um valor pago a uma associação que ajudá-lo na revisão de documentos (e o que está relacionado a eles) para que o processo em andamento não corra o risco de ser paralisado por problemas como equívocos na redação de contrato social.Para você ter uma ideia, no caso de uma junta comercial especializada, “o valor é de 117 reais para recebimento do documento de não-associado e 100 reais para associados [da ACE Guarulhos]”, destaca Renata Paula, supervisora da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).
  • Certificado Digital: é um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica. Isso aumenta a proteção para realizar transações pela internet, por exemplo.

Veja o que não pode faltar!

Em média, nesses procedimentos, o valor envolvido pode chegar a 500 reais. Naturalmente, ele pode variar a depender do porte da empresa e, por consequência, do faturamento previsto para ela.

É importante destacar ainda que a ajuda de um contador é imprescindível. Há tarefas que esse apoio especializado poderá encurtar caminhos e evitar problemas, como o que surgiu no caso de Wellington Dias.

Agora que você já sabe quanto custa para abrir uma empresa, fique atento aqui em nosso blog para receber outras recomendações que o ajudarão nessa caminhada!