Economia

Inadimplência do consumidor cai 4,4% no 1º trimestre

Dados são da Boa Vista SCPC, parceira da ACE

Guarulhos, 12 de abril de 2017

A inadimplência do consumidor atingiu queda de 4,4% no acumulado no ano de 2017, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos). Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017 frente aos 12 meses antecedentes), houve retração de 3,6%. Na avaliação mensal, utilizando dados dessazonalizados, a inadimplência caiu 1,4%. Já quando comparado o resultado de março contra o mesmo mês de 2016 houve diminuição de 3,5%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu crescimento apenas na região Norte (1,7%), estabilidade no Nordeste (0,0%) e queda nas demais regiões (Centro-Oeste com 0,2%, Sul variando 4,8% e Sudeste 5,5%).

Maior consciência

Para o presidente da ACE, William Paneque, os números mostram que os consumidores brasileiros estão mais conscientes. “Menos famílias estão comprando por causa da crise. Por isso, há menos inadimplentes. É claro que o empresário lamenta a menor movimentação no comércio, mas, por outro lado, ele não pode ceder a sua mercadoria e não receber por ela. É importante que clientes e fornecedores sejam cautelosos neste momento. Para facilitar as negociações diante deste cenário desfavorável, a nossa entidade disponibiliza a análise de crédito para os associados. Assim, a chance de prejuízo para o empreendedor é menor”, analisou o dirigente.

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que colaboram para manter o atual ritmo de queda da inadimplência.