Notícias

Especialista ensina a se manter e progredir no mercado de trabalho

Em palestra gratuita, “pai” do outplacement no Brasil falou sobre empregabilidade

Guarulhos, 15 de setembro de 2017

Com dicas óbvias, antigas e sem qualquer sofisticação – como ele mesmo definiu –, o renomado educador e conselheiro profissional José Augusto Minarelli falou sobre como entrar, se manter e progredir no mercado de trabalho, em palestra organizada na noite desta quinta-feira, 14/09, no Colégio Carbonell, pela unidade do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) em Guarulhos em parceria com a Associação Comercial e Empresarial.

“São conselhos óbvios, mas que muitos de nós deixam de observar no caminho profissional. E deixar de fortalecer essas características deixa a pessoa vulnerável, ainda mais em um tempo de escassez cada vez maior de empregos formais e em um cenário onde se exige fazer sempre mais, melhor, mais rápido e com menos recursos”, explicou Minarelli, considerado o “pai” do outplacement (processo de recolocação profissional) no Brasil.

Para o especialista, cada profissional equivale a uma espécie de empresa prestadora de algum tipo de serviço. Quando enviamos um currículo, estamos, na verdade, buscando “vender nosso peixe” para um cliente em potencial. “Nós passamos a vida profissional tentando se destacar para garantir renda por toda essa vida útil”, apontou. “Mas em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, algumas habilidades precisam ser fortalecidas: na comunicação; na negociação, no conhecimento técnico; no interesse pelo resultado; na prestação do serviço; e no olhar mercadológico.”

É o que Minarelli chama de profissional com inteligência mercadológica. “É preciso ter marketing na cabeça. Saber se vender corretamente, ou seja, entender que a venda é prestar bem um serviço que vai ajudar alguém a resolver seu problema”, definiu. “Como se diz na minha terra, em Jaú, ‘quem não serve bem, não serve’”.

Resumidamente, o recado do educador é fazer um pouco mais do que aquele antigo lema transcrito pelas padarias nos saquinhos de pão (servimos bem para servir sempre): “Para se destacar da multidão, que também quer vender e ganhar seu dinheiro, não basta servir bem. É preciso servir melhor”, concluiu.

Parceria

A palestra contou com a presença do superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, do diretor Carlos Martins e do ex-presidente Wilson Lourenço. Para o presidente William Paneque, parcerias como esta com o CIEE são sempre bem-vindas. “O CIEE é um grande parceiro da ACE. Trazer um palestrante do quilate do Minarelli para Guarulhos materializa a entrega de valor com a qual nossas entidades estão preocupadas”, afirmou.

A gerente executiva do CIEE Guarulhos, Simone Lopes, também comemorou o resultado da palestra. “Quem compareceu saiu daqui diferente. Conversei com muitas pessoas que mudaram suas perspectivas sobre como se relacionar profissionalmente e fazer a diferença no mercado de trabalho”, disse.