Artigos

5 dicas para evitar problemas ao abrir uma empresa em Guarulhos

5 dicas para evitar problemas ao abrir uma empresa em Guarulhos
Guarulhos, 24 de agosto de 2017

Adriano Reis, 32, mora no bairro Bonsucesso, em Guarulhos/SP, e não vê a hora de abrir sua própria empresa. Flexibilidade no horário, possibilidade de aumentar a renda e ficar mais próximo da família são os anseios que brilham os olhos dele quando fala do assunto.

E ele não é o único: segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) o percentual de brasileiros que querem abrir seu próprio negócios é quase duas vezes maior do que aqueles que desejam fazer carreira em uma empresa. No primeiro grupo somam-se 31,7% enquanto os que desejam permanecer em uma corporação totalizam 19,5%.

Mas o que desmotiva Adriano a sair do atual emprego de bancário é o receio de errar, de não saber por onde começar, e ainda ser engolido pela instabilidade financeira. E ele não está sozinho nesse sentimento: esses são dois empecilhos entre os mais citados por quem deseja empreender.

A boa notícia é que, ao tomar alguns cuidados, abrir a sua própria empresa não precisa ser um processo tão complexo e burocrático. Pode ser mais simples que se imagina, desde que se dê os passos certos. Fomos buscar as respostas às dúvidas que o Adriano e outros futuros empreendedores paulistas possuem e partimos da seguinte pergunta:

O que fazer para abrir uma empresa em Guarulhos sem ter problemas?

Pesquisamos informações de especialistas e empresas que entendem muito bem do assunto. E identificamos cinco cuidados essenciais que se deve ter nesse momento para apoiar essa decisão tão importantes:

  1. Identifique oportunidades na região que pretende abrir uma empresa: pesquise as demandas e as necessidades de consumidores que residem no local onde você considera ideal para iniciar seu negócio. Focalize nas necessidades básicas das pessoas pois, mesmo em períodos de crise, esses tipos de negócios tendem a sentir um impacto menor, se comparado com outros segmentos (supermercados e farmácias são bons exemplos). Com a clientela sem dinheiro, lembre-se de oferecer soluções criativas, simples e que caibam no orçamento de quem vive por ali.
  2. Faça um bom planejamento financeiro: um pé-de-meia é fundamental para quem deseja dar um pontapé inicial para abrir uma empresa. Por isso antes de se desligar é preciso colocar no papel quanto precisará investir, em quanto tempo deverá recuperar esse investimento e, principalmente, se a condição familiar permite dar esse passo, prevendo eventuais falhas para não ser pego de surpresa.
  3. Reflita sobre suas competências e habilidades: outra recomendação importante que é dada a quem quer empreender é observar as potencialidades que cada um possui para investir nisso. Deve-se tomar cuidado para não abrir um negócio de determinado segmento só porque está na moda. Olhe para você e veja aquilo que você faz bem! Ali pode estar uma resposta boa para o caminho a ser seguido para ter sua empresa.
  4. Identifique parcerias: outro passo que pode ajudá-lo a criar um negócio é contar com apoio de pessoas conhecidas que tenham o mesmo sonho que o seu. Por exemplo: se deseja abrir uma casa de bolos e você possui um bom tino para gestão, que tal convidar aquela sua tia que é cozinheira de mão cheia e está desempregada? Faça esse exercício de identificar os talentos de quem está ao seu redor! Isso pode dar uma confiança maior na hora de abrir uma empresa.
  5. Conte com apoio especializado: ter apoio de contador e de assessorias especializadas para os pequenos e microempresários (como a ACE Guarulhos) pode fazer toda a diferença. Afinal de contas, esses especialistas o ajudarão a escolher como deve ser a constituição da empresa e o modelo de tributação. É um investimento baixo que gerará economia de riscos jurídicos e tributários que você poderá ter ao não fazer a escolha certa.

O que mais devo saber para abrir uma empresa em Guarulhos?

Há certos procedimentos legais que são simples, mas essenciais de serem tomados. Explicamos detalhadamente o que deve ser feito nesse artigo.

Dê uma lida que ajudará você, Adriano, e outros tantos que pretendem tirar do papel o sonho de abrir uma empresa.