Economia

Dia dos Namorados pode ter leve aumento nas vendas

Previsão é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), parceira da ACE-Guarulhos

Guarulhos, 05 de junho de 2017

Três importantes fatores podem contribuir para um aumento, mesmo que pequeno, das vendas para o Dia dos Namorados deste ano, em comparação à data de 2016. É o que preveem as duas maiores associações comerciais do Estado: a ACSP, da Capital, e a ACE-Guarulhos.

“Esperamos um leve crescimento no comércio em relação ao ano passado. Esse cenário pode se tornar possível devido a três fatores principais: a queda dos juros, o aumento da massa salarial e a diminuição das temperaturas”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, o recente anúncio de corte na taxa básica de juros também pode influenciar o comportamento dos consumidores, levando-os às compras parceladas de produtos de maior valor. “Apesar do novo golpe que o cenário econômico sofreu de atores políticos, os indicadores não deixam de deixar-nos esperançosos”, afirmou.

Ainda segundo Burti, o aumento dos salários, propiciado pelo alívio inflacionário, deixa o orçamento dos trabalhadores com um pouco mais de espaço. Com isso, eles podem se animar para compras à vista de produtos de menor valor, como bijuterias, cosméticos e roupas. Outro indicador positivo é a chegada das baixas temperaturas, que provavelmente beneficiarão as vendas da moda outono-inverno.

Contudo, os dirigentes ponderam que as projeções estão dentro de um quadro de incertezas, em razão do agravamento da crise política, situação que pode minar ainda mais a confiança do consumidor.