Notícias

Consumidores em busca de liquidações

Guarulhos, 13 de fevereiro de 2007

Os consumidores aproveitaram a tarde nublada do último sábado para conferir de perto as liquidações promovidas pelos lojistas de shopping. Foi o caso da assistente financeira Adriana Reis, que conheceu o projeto Vapt-Vupt, do Shopping Butantã. “Estou achando tudo muito barato, vou levar duas bolsas ao invés de uma”, disse.

A principal característica do evento é a exposição das roupas em promoção: a maioria das lojas deixa os produtos expostos do lado de fora. “Esse é o nosso principal diferencial. O shopping fica até parecido com a 25 de Março”, comparou o gerente de operações, Gaetano Curatolo. A expectativa é que o Vapt-Vupt registre aumento de 30% sobre o ano anterior.

O movimento no Shopping estava normal para uma tarde de sábado, mas o gerente da loja Pontal Calçados, Nilton Pires, mostrava otimismo. “Esperamos que a promoção alavanque as vendas em 15%, com representação de 10% de todo o faturamento do mês”.

Desde o início do ano, cerca de 50% das lojas do Shopping Ibirapuera, na zona sul, oferecem descontos de até 70%. É o caso da Procópio Sports, que aderiu às promoções para não fechar o mês no vermelho. “Vendemos até alguns produtos abaixo do custo porque precisamos de capital para comprar a nova coleção”, disse o gerente da loja, Vanderlei Bispo. Segundo ele, os itens de inverno chegam a custar até 25% a mais do que os do verão.

A Chambers, voltada para a moda feminina, está vendendo todas as peças pela metade do preço. Segundo a vendedora Viviane Santana, a promoção já dura três semanas e está trazendo um bom dinheiro para a loja. “A expectativa é vender 5% a mais do que em fevereiro de 2006 e a idéia é trocar a coleção no início de março”.

O gerente da Vila Romana, Jonas Rodrigues, disse que os descontos das peças vão de 20% a 50%. “Com as promoções, nossa expectativa é aumentar o faturamento em até 10%”. Segundo ele, as vendas aumentaram, mas o fluxo de pessoas dentro da loja continua o mesmo do ano passado. “Como o preço está baixo, o consumidor acaba comprando mais, o que melhora o faturamento”..

Das lojas que estão em liqüidação no Shopping Ibirapuera, perto de 70% vendem vestuário. Há também promoções para celulares e acessórios como bolsas e bijouterias. As queimas de estoque vão até o início de março, quando chegam as coleções de inverno.