Artigos

Como saber se uma marca já existe ao abrir uma empresa?

Veja passos fundamentais para evitar nomes duplicados

Registro de Marcas
Guarulhos, 14 de agosto de 2017

Ao abrir um negócio em Guarulhos, uma dica valiosa para todo empresário é pesquisar sobre a existência do nome da sua nova empresa.

A definição do nome sinaliza o verdadeiro início do empreendimento. A partir desse momento, são providenciados os demais recursos necessários: placa da empresa, cartão de visita, site, modelos de contrato e documentos, materiais de divulgação, dentre outros.

Escolhendo o nome adequado, você evitará retrabalho e desperdício de tempo e dinheiro. Mas, como saber se uma marca já existe? É mais fácil do que você pode imaginar.

Continue acompanhando este artigo, que você saberá todos os detalhes sobre como saber se uma marca já existe.

Pesquisa no INPI para saber se uma marca existe

Você precisa criar uma marca exclusiva para seu negócio, de maneira que seus consumidores se identifiquem com a identidade da sua empresa e não a confundam com outra já existente.

Além disso, qualquer outra empresa que tenha sua marca registrada pode contestar o registro da sua, uma vez que realizou a solicitação antes de você. Para evitar transtornos, siga essas dicas:

  • Primeiramente, procure no Google e nas mídias sociais o nome que você escolheu. Dessa maneira, terá uma visão abrangente sobre posicionamento de mercado, possíveis concorrentes e empresas com o mesmo nome;
  • Isso não basta! Para saber se uma marca existe legalmente, entre no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (clique aqui).

Mas atenção! A pesquisa deve ser criteriosa, considerando o logo e o nome completo. É fundamental realizar a busca de diversas formas, abrangendo: processos específicos, prefixos e variadas combinações.

Busca do nome na JUCESP

Depois disso, você precisa entrar no site da Junta Comercial do Estado de São Paulo para conferir a existência da marca: https://www.jucesponline.sp.gov.br/.

A Junta Comercial é um órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais.

Não se esqueça! Este é um passo fundamental sobre como saber se uma marca já existe.

Minha marca já foi registrada. O que fazer?

O valor futuro de uma marca é imensurável, e esse é um dos principais motivos para registrá-la. Caso o registro já exista, é recomendável buscar uma nova identidade e um novo logotipo.

Você pode contar com o apoio de um profissional da área de Publicidade, que irá orientá-lo sobre possíveis outros nomes e imagens que passem o mesmo sentido daqueles primeiramente escolhidos.

Lembrando que o registro possui validade de 10 anos, e o titular pode prorrogá-la. Caso se esqueça, é possível registrar a marca em nome de um novo titular, por isso, é importante acompanhar de perto o andamento do processo solicitado no INPI.

Ficou claro sobre como saber se uma marca já existe? Caso ainda esteja inseguro ou não tenha disponibilidade para realizar este trabalho por conta própria, a ACE Guarulhos pode ajudar você.

Uma equipe especializada em marcas e patentes que atende a empresários de diversos segmentos de Guarulhos há mais de 10 anos está à disposição para ajuda-lo a proteger seu patrimônio. Entre em contato!