Blog

Como melhorar o networking entre empresas de Guarulhos

Networking entre empresas
Guarulhos, 29 de julho de 2017

Networking pode ser um termo amplamente difundido, mas saiba que muito do alarde ao redor do conceito é justificado. Especialmente quando o assunto é promover melhores oportunidades de negócio para empresas em Guarulhos.

Exemplo disso é o estudo da empresa especializada em gestão de talentos e carreira Right Management, que destacou 41% das contratações como consequência do networking. O que pode ainda confundir os empreendedores é o caminho mais eficiente de praticá-lo.

E, neste artigo, vamos entender a importância e como fazer do networking um exercício natural e constante para melhorar as relações entre empresas em Guarulhos. Confira!

Por onde começar o networking

Existem práticas que já são amplamente divulgadas, como a participação em eventos do seu ramo de atuação. Além disso, a contínua busca por conhecimento — como cursos de especialização — é uma maneira de entrar e estar em contato com parceiros em potencial.

Mas você também pode estar — inconscientemente — negligenciando o networking com outras empresas em Guarulhos, sabia? Por isso, dedique um tempo em listar pessoas que você conhece e identifique maneiras de aproximação que podem ser benéficas para ambos.

Em seguida, é hora de cultivar esse relacionamento e estreitar os laços.

Para isso, promova eventos, interaja com eles e seja um verdadeiro parceiro, e não apenas nos momentos de necessidade. Isso pode aproximar você de muitas outras empresas em Guarulhos e fortalecer a sua marca.

A atuação presencial e virtual

Sabe a listagem citada acima? Que tal expandi-la por meio de mais presença digital, fazendo parte de grupos em redes sociais ou mesmo criando páginas de sua empresa?

Isso tudo ajuda a fazer com que mais pessoas conheçam o tipo de solução que você tem a oferecer. Além disso, aproxima você de parceiros de todo tipo, interagindo com eles e, assim, cultivando um relacionamento prático e eficiente para construir relacionamentos.

Só que, como dissemos, o networking é um exercício cotidiano.

E, por isso, reunimos algumas dicas abaixo para você identificar as melhores oportunidades de ser um fiel parceiro de muitas empresas em Guarulhos, consolidando o seu negócio na região.

Dicas para fazer networking com empresas em Guarulhos

Para começar, é importante saber o que você procura para o seu negócio. Quais são os seus objetivos e onde você prevê que sua empresa estará em curto, médio e longo prazo? Isso ajuda a posicionar a sua empresa e esclarecer o que você busca e pode oferecer com parcerias. Qualidades complementadas pelas nossas dicas, que são:

  1. Pratique a clareza e concisão nos argumentos, para cativar a atenção nos primeiros instantes e certificar-se de que você seja compreendido;
  2. Informe-se a respeito dos seus parceiros em potencial, estabelecendo uma conexão em comum com seus contatos;
  3. Partilhe suas ideias e ouça as opiniões alheias também, pois ajuda no estreitamento das relações;
  4. Procure sempre reservar um horário para rever ou simplesmente entrar em contato com aqueles parceiros que você não conversa há tempos. Lembre-se de que o networking não é exclusivamente uma relação de interesses;
  5. Trate o seu network como uma relação de fidelidade, na qual existe ajuda mútua;
  6. Trabalhe sempre com ética, respeito e boas intenções com os seus contatos.

E, uma das dicas mais importantes para melhorar o networking entre empresas em Guarulhos: todo momento é propício para conhecer novos contatos. Por isso, convidamos você a se associar à ACE Guarulhos para estar em contato com seus parceiros e mantê-los por perto!