Notícias

Adesão ao Cadastro Positivo fica mais fácil com opção online

Guarulhos, 08 de setembro de 2015

O consumidor ganhou uma alternativa mais rápida e prática de aderir ao Cadastro Positivo: a opção online, com e-CPF, versão eletrônica do CPF tradicional. Concebido para facilitar a comunicação eletrônica entre pessoas físicas e a Receita Federal, o e-CPF oferece vantagens que muitas pessoas, mesmo as que já o possuem, desconhecem.

Utilizado principalmente para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e outros serviços oferecidos pelo Governo Federal, o e-CPF pode ser usado também para a assinatura do termo de adesão ao banco de dados de bons pagadores.

O Cadastro Positivo é o banco de dados formado pelo histórico de pagamentos. Ele é o responsável pelo armazenamento de informações positivas dos consumidores que pagam em dia as suas contas, sejam de serviços, como água, energia elétrica, internet, telefonia, sejam referentes a crediário, empréstimo, financiamento, compensação de cheques e outros. Nele não entram detalhes sobre movimentações bancárias, Imposto de Renda ou patrimoniais. E podem ser inscritos pessoas que também estão inadimplentes.

A assinatura do termo de adesão ao Cadastro Positivo com o e-CPF é mais fácil do que o feito no modo tradicional, porque além de ser todo online, elimina a necessidade de se deslocar até um dos postos do SCPC ou mesmo o envio de documentos autenticados por correspondência, fundamentais para comprovar a autenticidade das informações.

Além disso, o procedimento eletrônico com o certificado digital dentro do padrão ICP-Brasil, que segue as normas do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), garante validade jurídica ao processo de assinatura do documento eletrônico.

Para quem possui o e-CPF e quer aderir ao Cadastro Positivo, o passo a passo é simples e pode ser encontrado no site www.consumidorpositivo.com.br.