Notícias

ACE participa do Poupatempo do Exportador em Guarulhos

Cidade recebe 5º SP Export, iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado

Guarulhos, 30 de março de 2017

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, prestigiou a 5ª edição do SP Export, realizada no Teatro Adamastor Centro, nesta quinta-feira, 30/03. Além de Paneque, o diretor de Comércio Exterior da entidade, José Roberto Vitorelli, também compareceu ao local.

O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) em parceria com a Investe São Paulo, órgão vinculado ao Governo do Estado. A ação teve palestras e serviços do Poupatempo do Exportador. O objetivo é auxiliar empresários da cidade e região a conquistar novos mercados no exterior.

“Participar do SP Export mostra a sinergia entre a ACE e a administração pública. Apoiamos todas as ações propositivas para o empresariado guarulhense. A tendência da exportação está no pequeno e médio empreendedor. É função da associação mostrar os benefícios do investimento externo e já temos um histórico bastante positivo de atuação neste setor. Com a massificação das redes sociais, o nosso quintal é o mundo”, destacou Paneque.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Investe São Paulo, Sérgio Costa, o objetivo da agência de fomento é qualificar o maior número de empresas para trabalhar com o mercado externo. “Nosso papel é apoiar e desenvolver mecanismos necessários para que as pequenas e médias empresas possam ganhar o mercado internacional”.

Vitorelli afirmou que a iniciativa não pode ficar apenas no evento desta quinta-feira. “O SP Export é muito mais do que os treinamentos e atendimentos feitos no Adamastor. A nossa entidade atua como um agente facilitador em todo este processo de internacionalizar as empresas do município e da região. A partir desta ação, tenho certeza de que muitos empresários irão ampliar os seus negócios para o exterior. Assim, encontrarão uma alternativa para driblar a crise do País”, avaliou.

O prefeito Guti disse que o desenvolvimento de Guarulhos passa pelo sucesso dos empreendedores da cidade. “O poder público tem que facilitar o trabalho do setor empresarial. Com o êxito dos empresários, a cidade evolui porque arrecada mais sem ter que aumentar impostos. Arrecada mais porque a gama de serviços será maior. A exportação ameniza os efeitos negativos da atual situação econômica brasileira”, argumentou.

De acordo com o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, a ideia da Prefeitura é transformar Guarulhos na principal cidade para o comércio exterior na América Latina nos próximos quatro anos. “Uma das melhores características do nosso município é a questão logística. Temos o objetivo de fazer com que todos os produtos importados pelos países sul-americanos passem por aqui. Hoje temos dois portos secos e queremos receber mais três até o fim de 2020. Já temos 40% da carga aérea do Brasil e a gente só vai evoluir. Temos trabalhado em conjunto com outras secretarias para melhorar o ambiente econômico da cidade, entregando um transporte público de qualidade e proporcionando mais segurança no trajeto do trabalhador”, declarou.