Notícias

ACE participa de lançamento de evento tecnológico em prol da saúde

William Paneque afirma que o Experimenta Saúde irá melhorar a qualidade de vida do guarulhense

Guarulhos, 08 de abril de 2017

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, compareceu ao lançamento do Experimenta Saúde na noite desta sexta-feira, 07/04, no Teatro Adamastor Centro. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) visa usar a tecnologia em prol da saúde pública na cidade e conta com o apoio da ACE.

A ação começou nesta sexta e vai acabar no próximo domingo, 09/04. Neste período, programadores, designers, cientistas da computação, engenheiros, empreendedores e médicos participarão de um “hackaton”, que significa “maratona de programação”. Os profissionais ficarão concentrados no Adamastor com o objetivo de elaborar trabalhos para melhorar o sistema de saúde guarulhense.

Ao final do hackaton, uma comissão organizadora irá avaliar os trabalhos. Os vencedores serão premiados com troféus, bolsas de estudos e certificados, além de prêmios doados por empresas locais.

“Eu acredito que o uso da tecnologia em políticas públicas é uma necessidade imediata. A saúde é fundamental e, quando a administração municipal alia recursos tecnológicos a esta área para melhorar a qualidade de vida população, a entidade tem que apoiar”, disse Paneque.

O secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, afirmou que Guarulhos necessita “respirar inovação” e que o Experimenta Saúde é o marco de uma nova era na cidade. “Criamos um evento que alia a tecnologia ao bem-estar. Atraímos a sociedade civil para receber atendimentos nutricionais, psicológicos e até massagens. Além disto, temos nove palestras com especialistas na área da saúde e workshops gratuitos”.

Para o prefeito Guti, a iniciativa auxiliará na reconstrução do sistema de saúde do município. “Recebemos uma herança ruim. Estamos trabalhando para recuperar o tempo perdido, mas, infelizmente, não há como sanar todos os problemas da noite para o dia. Aos poucos, estamos disponibilizando os remédios que faltavam nos postos de saúde”, comentou.

Ainda no lançamento do evento, o secretário da Saúde, Roberto Lago, apresentou uma palestra para mostrar o quanto é importante o uso da tecnologia em sua pasta. “Hoje, se alguém sofre um infarto em Guarulhos, as chances de morte são de 25%. Em Mogi, são de 9%. Há esta diferença porque lá eles já utilizam a tecnologia com foco na saúde. A inovação é um instrumento fundamental para melhorar a qualidade do trabalho do médico e a atenção ao usuário”.