Notícias

Abertura de Congresso da Facesp é marcada por comemoração pelo fim do AR

Presidente William Paneque esteve presente, ao lado do governador Geraldo Alckmin

Guarulhos, 23 de novembro de 2017

Mais de mil pessoas se reuniram na noite de quarta-feira, 22, no Hotel Tauá, em Atibaia, para a abertura do 18º Congresso da Facesp, com presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O tema desta edição do congresso é inovação.

O assunto que dominou os discursos e as rodas de conversa foi a aprovação, na noite do dia 21, do PL 874/2016, que acabou com a obrigatoriedade do envio de correspondência com aviso de recebimento (AR) antes da inclusão de consumidores inadimplentes em cadastros negativos.

“Não queremos sujar o nome do consumidor. Quem é o comerciante que quer punir seu cliente? Queremos ajudá-los a não se endividarem”, frisou Alencar Burti, presidente da Facesp.

Alckmin lembrou que, quando a Lei do AR foi aprovada, em 2015, foi vetada por ele. “O interesse coletivo é órfão e reprimido pelas grandes corporações. Hoje, no Brasil, os cartórios são muito fortes. E temos que ter uma agenda de modernização, de desburocratização, de redução de custos e simplificação”, apontou.

O presidente Paneque lembrou da longa batalha. “São dois anos de luta, de conversas com deputados de nossa região. Mas o resultado foi o melhor para o bom pagador e até mesmo para o inadimplente, que terá custo reduzido para se regularizar”, afirmou.

Nesta sexta-feira, dia do encerramento do congresso, a ACE-Guarulhos pode levar para casa o terceiro troféu ACMais, prêmio da Facesp para as ACs que praticam as melhores práticas. A entidade guarulhense disputa o ACMais na categoria Gestão com as cidades de Mogi das Cruzes e São José dos Campos.