Artigos

O que é certificado digital e como ele pode aumentar a segurança da sua empresa?

O que é certificado digital e como ele pode aumentar a segurança da sua empresa?
Guarulhos, 22 de junho de 2017

Você já deve ter ouvido falar sobre certificado digital para empresas.  Além de um facilitador, hoje ele já é obrigatório para muitos segmentos. A certificação digital veio para trazer mais segurança na troca de informações importantes e confidenciais como dados bancários pela internet. Isso diminui custos e aumenta a segurança da sua empresa ao realizar diversas transações.

Reconhecimento de firmas, entrega de documentos via motoboy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas. Em Guarulhos, diversos arquitetos, advogados, empresas de engenharia, instituições de ensino, empresas de consultoria, agências de marketing e publicidade, dentre outras já aderiram ao certificado digital.

Mas, em tempos de tantas fraudes na internet, é natural as pessoas, principalmente os empresários, se sentirem inseguros perante às facilidades que a tecnologia oferece. Afinal, entenda o que é certificado digital e por que a solução de todos esses problemas é emitir um.

O que é certificado digital

Trata-se de uma assinatura com validade jurídica para garantir proteção das transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

Essa tecnologia foi desenvolvida para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas. Por isso é tão seguro.

Para quê serve o Certificado Digital

O certificado digital representa facilidade às pessoas físicas e jurídicas. Porém, é uma exigência para algumas empresas, dentre elas, as que emitem nota fiscal eletrônica e as inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.

As empresas inscritas no Simples, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam de certificação digital.

As principais atividades que podem ser seguradas por esse recurso são:

  • Assinatura e envio documentos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da sua empresa à Receita Federal e a outros órgãos;
  • Assinatura digital de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  • Realização de transações bancárias pela web;
  • “Login” em ambientes virtuais com segurança;
  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
  • Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;
  • Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet.

A diferença é que existe um tipo para pessoa jurídica e outro para pessoa física:

  • e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias;
  • e-CPF: Da mesma forma que a de CNPJ, funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital.

Deu para perceber como podemos utilizar a tecnologia a nosso favor com confiança, não é mesmo? A economia de tempo e dinheiro está fazendo com que muitas empresas, médicos, arquitetos, advogados e outros profissionais autônomos busquem essa solução.

E fique atento se sua empresa se enquadra no uso obrigatório da certificação para evitar eventuais problemas desnecessários.

Agora que você ja sabe o que é Certificado Digital, saiba que a ACE Guarulhos oferece a emissão desse certificado em poucos cliques. Aqui você pode entender como ele pode ser útil para você e qual tipo é o mais adequado ao seu caso.