Artigos

O que é Junta Comercial – Saiba por quê ela é aliada da sua empresa em Guarulhos

O que é Junta Comercial - Saiba por quê ela é aliada da sua empresa em Guarulhos
Guarulhos, 28 de agosto de 2017

Quem vai abrir uma empresa tem uma série de preocupações: Investimento, viabilidade do negócio, estrutura, contratação, fluxo de caixa.. Imagine somar a essas demandas nada leves o compromisso de garantir toda qualidade no registro oficial da empresa? Parece bastante complexo, não é mesmo?

E, de fato, não só parece como realmente é complicado, a menos que você conte com um aliado que atende pelo nome de Junta Comercial. Para quem não está familiarizado com o termo, pode até parecer algo muito difícil de lidar ou pouco útil à rotina. Mas para quem deseja empreender ou possui uma empresa aberta, saber o que é Junta Comercial e como ela pode ajudar é muito importante. Confira!

Mas o que é Junta Comercial?

É um órgão do governo responsável por registrar atividades relativas a empresas. Só para se ter uma ideia da importância desse local: é por ela que a empresa obtém o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ), uma espécie de identidade da corporação.

Mesmo sendo órgão público, ele não tem ligação direta ao governo. É uma espécie de entidade auxiliar e, por isso, sem relação com a administração estatal.

Cada unidade federativa do Brasil possui a sua Junta Comercial, mantendo devidamente arquivados os registros de corporações das cidades que pertencem à aquele estado.

Veja o caso de São Paulo, por exemplo. A Junta Comercial de São Paulo (JUCESP) atende a empresas que atuam nos 645 municípios do principal Estado brasileiro. Quem acompanha a atuação dela é a Secretaria de Fazenda do governo paulista.

A responsabilidade de equalizar as operações entre todas as entidades espalhadas pelo Brasil é do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC). É uma espécie de órgão regulador, que estabelece as normas e diretrizes a partir de parâmetros traçados e acompanhados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviço.

Quais principais atividades são feitas em uma Junta Comercial?

A rotina desse órgão compreende uma série de serviços de apoio a empresários que estão iniciando sua caminhada na abertura de um novo negócio ou mesmo para quem já está com um CNPJ consolidado.

Para quem está iniciando sua operação, essa autarquia pode ser extremamente útil para realizar:

  • Registro público da empresa: documentação dos atos e fatos que se referem àquela instituição que está sendo criada. A formalização ocorre a partir da publicação feita por um oficial público, isto é, uma das pessoas que atua numa junta comercial.
  • Pesquisa de viabilidade de nome: é nesse local também que você se certificará da possibilidade do registro de marcas com o determinado nome. Outra checagem que ocorre nesse momento é o de possibilidade de atuação no endereço informado, já que cada cidade possui leis que delimitam atuações comerciais em certos distritos.

Para quem já atua há algum tempo no mercado, a Junta Comercial pode servir para:

  • Arquivar documentos da história da empresa, desde a fundação até o encerramento de atividades;
  • Registro de matrícula de profissionais que atuem naquela corporação;
  • Emissão de certificados simplificados e completos;
  • Atualização de dados cadastrais.

Resumindo: se o seu caminho é abrir um negócio, o seu trajeto passa necessariamente na ‘porta’ de uma Junta Comercial.

Para quem vive em Guarulhos, há espaços que oferecem esses serviços, evitando o deslocamento à capital paulista. Isso é vantajoso na economia do tempo e, principalmente, no andamento dos serviços das empresas.

Agora você já sabe o que é Junta Comercial, venha conhecer um desses espaços, dedicado exclusivamente ao empresário que atua em Guarulhos! Acesse essa página e saiba de outros serviços prestados pela ACE Guarulhos!