Artigos

Como abrir uma empresa em Guarulhos: 3 passos para facilitar a sua vida

como abrir uma empresa em Guarulhos
Guarulhos, 18 de julho de 2017

A economia brasileira começa a demonstrar sinais de recuperação, o que já é uma ótima notícia para todos, certo? Mas há quem veja esse cenário com ainda mais entusiasmo: são aqueles que desejam ampliar sua renda abrindo um próprio negócio ou mesmo mudar o rumo da carreira.

Para quem vive em Guarulhos, os motivos para isso são ainda maiores. A cidade figura entre as dez cidades que mais arrecadam no país, ficando à frente de capitais, como Salvador, Recife e Goiânia, segundo ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo com essas oportunidades, há quem veja com muitas reservas o desafio de abrir uma empresa em Guarulhos. Gestão, processos contábeis e financeiros, cuidados jurídicos…

Se você é um desses e quer saber como abrir uma empresa em Guarulhos, a boa notícia é que isso pode ser menos complicado do que imagina. Há muitos cidadãos com uma essência empreendedora se lançando a tocar seu próprio negócio, contando com apoio de quem entende do assunto.

Como abrir uma empresa em Guarulhos: 3 passos para começar agora!

Para mostrar o quanto esse processo é simples, listamos três passos que você irá trilhar ao iniciar um novo negócio. Logicamente, eles estão mais ligados a quem já tem uma ideia bem formatada sobre sua empresa.

Ou seja, essas recomendações irão ajudar a quem já definiu muito bem qual ramo irá atuar, listou as oportunidades que esse segmento lhe reserva, e por aí vai…

  1. Iniciar o processo do Via Rápida: com as informações acima, o futuro empresário deve acessar esse sistema do governo para iniciar o processo de abertura de um novo negócio. Lá deve imprimir a documentação que é exigida, pagar as vias do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) e Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
  2. Conte com um apoio de uma assessoria especializada: com esses documentos em mãos e os boletos pagos, é hora de contar com apoio de quem entende. Procure um posto de atendimento de um órgão especializado em assessoria, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), onde será possível contar com assessoria para analisar a documentação.Isso evita a devolutiva por parte do governo (o que poderá acarretar em novos custos e, por consequência, em perda de tempo). “Com toda documentação em mãos, no máximo, em 48 horas é possível realizar a análise e dar uma devolutiva”, explica Renata Paula, supervisora da ACE Guarulhos.
  3. Dê sequência ao registro na Receita Federal e Sistema Estadual: com o passo anterior garantido, ficará mais fácil seguir no objetivo de abrir uma empresa em Guarulhos. Até porque os próximos passos serão feitos direto nos órgãos competentes do Governo do Estado de São Paulo e na Receita Federal, com a devida orientação da assessoria.Essa ajuda poderá ser decisiva, por exemplo, na hora de redigir um contrato social. “As pessoas acabam fazendo por si só e isso gera falhas, que resulta em atrasos”, menciona Renata. Ela destaca que sem a ajuda de uma assessoria e de um contador fica ainda mais difícil e vulnerável a falhas.

O que você pode fazer agora para começar a abrir a sua empresa em Guarulhos

Você já deve ter compreendido como é simples esse processo, certo? Mas para quem lê pela primeira vez podem haver dúvidas, o que é completamente natural.

Se você deseja compreender o processo de como abrir uma empresa em Guarulhos, alteração ou baixa de informações em cadastros de um negócio, acesse essa página que reúne recomendações importantes!