Artigos

Como registrar uma marca em Guarulhos: dicas valiosas!

Como Registrar uma Marca em Guarulhos
Guarulhos, 16 de junho de 2017

Você sabe como é importante proteger seu negócio com o registro da marca em Guarulhos. Mas ainda existem muitos empresários que não têm essa consciência e por este motivo acabam colocando suas empresas em risco. Realizar o registro é simples e trata-se de um baixo investimento se comparado aos benefícios e a segurança que ele representa. No entanto, para conseguir o registro de sua marca, é preciso estar atento aos detalhes que o cercam, pois a desatenção pode trazer dor de cabeça e até a perda do registro.

Entenda como registrar uma marca em Guarulhos a seguir!

Passo a passo sobre como registrar uma marca em Guarulhos

A empresa que entra primeiro com o processo possui o direito da marca, independentemente do tempo de mercado ou do seu porte. As etapas do processo são:

  • Realize uma consulta ao sistema de busca de marcas do INPI: Assim, você saberá se já existe alguma marca com o nome ou o logotipo da que você pretende registrar.
  • Defina o setor da sua marca: uma mesma marca pode ser registrada para diferentes setores de atividade. Conheça os setores em que as marcas podem ser registradas separadamente.
  • Conheça e defina a apresentação da sua marca: antes de dar a entrada no pedido, você deve saber quais são os tipos de marca e em qual a sua se encaixa. Será apenas o nome comercial? O logotipo também será registrado?
  • Defina a natureza da sua marca: é importante também conhecer e estabelecer a classificação da sua marca: se ela é de um produto, um serviço, coletiva ou de certificação.
  • Veja quais são as taxas: para o registro é necessário pagar pelo menos duas taxas. Uma no momento da entrada do pedido e outra quando receber o registro, que é válido por dez anos. Se durante o processo for solicitada alguma outra ação, outras taxas podem ser solicitadas.
  • Esses são os passos gerais sobre como registrar uma marca: Você ainda precisa acompanhar diariamente o processo, enviar toda a documentação, enviar seu logotipo (caso opte por registrar) dentro das exigências do INPI, responder aos chamados de processo, dentre outras atividades.

No entanto, alguns especialistas alertam para os riscos de fazer o próprio registro de marcas, a consultora Patrícia Oliveira da ACE Guarulhos, explica: “quando a pessoa dá entrada no registro sozinha, deve ficar atenta às oposições, atender e recorrer a ações, tudo em uma linguagem jurídica. Será necessário ter o auxílio de um advogado. Há diversos casos em que a pessoa tentou fazer sozinha e perdeu o registro e acabou tendo prejuízos financeiros por desconhecimento do processo”.

Por isso a ACE Guarulhos oferece esse serviço há mais de 10 anos com toda a consultoria e o suporte necessários para a tranquilidade dos empresários guarulhenses.

Como a ACE Guarulhos realiza registro de marca

Veja como é simples:

  1. A ACE solicita informações da sua marca;
  2. Pesquisa sobre a marca no INPI;
  3. Solicita a você todas as informações para cadastro;
  4. Recolhe os documentos (contrato social, CNPJ, RG e CPF do dono da empresa);
  5. Solicita seu logotipo (a ACE realiza registro misto, neste caso o seu logo também é registrado) e já insere nos formatos do INPI;
  6. Dá entrada no INPI;
  7. Envia para você o número do processo gerado.

A ACE possui um software de acompanhamento que oferece todos os detalhes e alertas sobre oposições, deferimentos e quaisquer avanços. Você recebe um relatório bimestral com os detalhes completos.

Empresas de Guarulhos como Roda Center, Konfesta e Colégio Carbonell optam pela ACE para registro da marca porque encontram rapidez no processo, tranquilidade no andamento e total segurança no registro.

O registro é válido para empresas de qualquer porte e segmento, inclusive MEI. Você pode ser o proprietário de uma Padaria, banda musical, escritório de advocacia, contabilidade, personalidade da mídia, não importa a sua atuação: é importante garantir a exclusividade e a segurança do seu negócio.

É importante mencionar que o registro do endereço do seu site é feito de outra forma e não tem relação com o registro da sua marca. Ter posse do domínio do seu site não garante a exclusividade da sua marca.

Deseja saber mais sobre como registrar uma marca em Guarulhos? Clique aqui.