Economia

Após dois anos de quedas, vendas no Dia dos Namorados voltam a subir

Em 2016 houve queda de 5,8%, segundo informações da Boa Vista SCPC

Guarulhos, 13 de junho de 2017

Dados da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), mostram que em 2017 as vendas reais do comércio para o Dia dos Namorados aumentaram 2,6% quando comparadas a 2016, registrando a primeira elevação depois de dois anos consecutivos em queda. Em 2016, as vendas diminuíram 5,8% em relação ao mesmo período de 2015, enquanto em 2015 o resultado foi negativo em 0,5%.

Já o resultado do faturamento das vendas para o período, estimado em parceria com a FecomercioSP, foi de R$ 44 bilhões, já ponderando a elevação de 2,6% do período prévio à data comemorativa. Com isso, a diferença em relação ao mesmo período de 2016 foi de R$ 1,9 bilhão e, portanto, o faturamento total aumentou 4,5%.

Em decorrência da amenização da inflação, queda dos juros, uso de recursos do FGTS, entre outros fatores, a disposição das famílias em consumir começa a apresentar alento, colaborando para que o movimento observado para o Dia dos Namorados seja o terceiro dentre as datas comemorativas a apresentar alta, mostrando novo indicativo de recuperação do comércio neste ano.

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque destacou a relevância dos números para o ambiente econômico brasileiro.

“A partir do momento em que os consumidores voltam a investir, o comerciante se sente mais seguro em relação ao desempenho de sua empresa, o que gera um aquecimento nos negócios. O resultado positivo reverbera em toda a sociedade. Mais gastos significam mais empregos. Mais empregos significam mais pessoas consumindo. É um ciclo virtuoso”, disse o dirigente.

Metodologia

O cálculo do volume de vendas para o Dia dos Namorados de 2017 é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este Dia dos Namorados foram consideradas as consultas realizadas no período de 1º a 12 de junho de 2017, comparadas às consultas realizadas entre 1º e 12 de junho de 2016.