Economia

Para 73% dos consumidores, conhecer o score do parceiro pode ajudar no planejamento financeiro do casal

No entanto, entrevistados acreditam que pontuação não tem relação com compatibilidade

Guarulhos, 09 de junho de 2017

Você gostaria de conhecer o score (pontuação) de crédito do seu parceiro ou saber se há compatibilidade ou semelhança entre essas pontuações? Caso a sua resposta seja afirmativa, saiba que não é o único.

Em pesquisa inédita feita para o Dia dos Namorados, com mais de 1.200 consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), constatou que 56% dos namorados demonstram interesse em conhecer o score da pessoa com quem namora. E para 73%, saber sobre o score da pessoa amada ajudaria no planejamento financeiro do casal.

A pesquisa da Boa Vista também identificou que, no geral, 60% dos entrevistados já ouviram falar em score. E entre os casados ou em união estável, o conhecimento é maior (57%) contra aqueles que namoram e são solteiros (52%). Na classe AB, o conhecimento sobre o tema é superior (79%) comparado às demais classes.

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque disse que é fundamental ter um planejamento financeiro em tempos de crise. “O resultado do estudo mostra que os brasileiros estão bem conscientes. E, quando falamos em casais, não há como ignorar o fato de que muitos investimentos deixam de ser individuais e se tornam conjuntos. Por isto, um precisa conhecer o perfil do outro. Só assim, o casal conseguirá ter uma vida econômica saudável”, destacou.

Objetivos comuns

De total de entrevistados, 68% dos consumidores (namorados) concordam totalmente sobre a importância de se conhecer o score para, de posse desta informação, buscar crédito, seja ao fazer compras, seja para pedir empréstimo, seja para contratar financiamentos. Esta percepção é similar entre os já casados e aqueles que namoram, mas ainda são solteiros e não moram juntos.

Quando o assunto é situação financeira, 94% dos namorados, sejam eles casados ou não, declaram que falar abertamente sobre a situação financeira ajuda a manter um relacionamento saudável.

A sondagem da Boa Vista SCPC também identificou que 45% dos consumidores (namorados) poupam para alcançar objetivos em comum. Esse percentual aumenta para 67% entre os “namorados” casados, que moram juntos ou têm união estável – demonstrando maior preocupação com o tema. Na classe DE o percentual daqueles que não costumam poupar para alcançar objetivos comuns do casal é maior quando comparado aos das demais classes, com 59% das menções, contra 51% da classe C e 33% da classe AB.

De modo geral, a pesquisa constatou que mesmo concordando totalmente ser importante conhecer o “próprio” score para saber a capacidade de crédito (68%), e afirmando que gostariam de conhecer o score do parceiro com a intenção de melhorar o planejamento financeiro (73%), há uma percepção de que o score não é um fator determinante na escolha do pretendente ou para a manutenção do relacionamento, já que 60% não consideram, apesar de todas as afirmativas anteriores, um indicativo, na prática, de compatibilidade. Entre os namorados “solteiros” este percentual é de 61%, contra 57% dos casados.