Economia

Inadimplência das empresas deve permanecer estável em 2017

Em contrapartida, 25% disseram que a inadimplência em 2017 será superior, segundo Boa Vista SCPC

Guarulhos, 01 de junho de 2017

Pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC,  parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), referente ao 2º trimestre, com cerca de 600 empresas de todo o Brasil, constatou que as taxas de inadimplência, até o término do ano, deverão ficar iguais ou menores às registradas em 2016.

Esta é a percepção de 69% da amostra consultada, sendo que 47% apontaram para uma possível manutenção dos níveis de inadimplência, enquanto 22% indicaram queda destes índices. Em contrapartida, 25% disseram que a inadimplência em 2017 será superior. A pesquisa foi realizada entre 11 de abril e 2 de maio.

Na opinião do economista da Boa Vista SCPC, Flávio Calife, a manutenção ou mesmo a queda da inadimplência esperada pelas empresas corrobora os dados do Indicador de Inadimplência das Empresas divulgado trimestralmente, que iniciou o ano com leve queda de 0,3%, na comparação com o mesmo período de 2016.

Na análise da tendência (medida pelos valores acumulados nos últimos 4 trimestres frente aos 4 trimestres anteriores) o mesmo indicador também apresentou consecutivas desacelerações até o 1º trimestre deste ano, quando cresceu apenas 0,6%.

Inadimplência do Consumidor

Já em Guarulhos, na comparação entre abril e março de 2017, o Indicador de Registros de Inadimplentes do Consumidor recuou 1,6%.  O decréscimo apresentado na cidade foi maior do que os registrados na Região do Alto Tietê (1,4%), no Estado de São Paulo (1%) e no Brasil (1,1%).

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque crê que o Indicador de Registros de Inadimplentes do Consumidor é animador para o comércio do município. “Apesar do cenário político conturbado no Brasil, o estudo realizado pela Boa Vista SCPC dá um fôlego ao empresário guarulhense, pois mostra que o consumidor da cidade tem sido mais consciente, conseguindo cumprir os seus compromissos, sem deixar que o seu nome seja negativado”, ressaltou o dirigente.