Notícias

Compilação com dados econômicos de Guarulhos é lançado

ACE-Guarulhos foi uma das entidades que contribuiu para a edição

Guarulhos, 14 de março de 2017

Com a proposta de disseminar informações relevantes para a tomada de decisão por parte dos empresários da cidade, foi lançado nesta terça-feira, 14/03, na Faculdade Eniac, no Centro, o Caderno Econômico de Guarulhos, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, de Tecnologia e Inovação (SDCETI) com o apoio das entidades representativas da sociedade civil.

“O mais importante é a materialização do projeto. A ACE tinha essa ideia de compilar os dados econômicos de Guarulhos para dar embasamento para o empresariado tomar decisões. O secretário Rodrigo Barros, assim que assumiu a SDCETI, nos chamou, como a outras entidades representativas, e expôs a intenção de fazer o caderno acontecer”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, que participou de painel durante o evento para falar sobre a economia da cidade. “Nossa entidade vai continuar contribuindo com dados de inadimplência e outros”, completou.

O prefeito Guti participou do lançamento e destacou o trabalho. “O Caderno Econômico era um pedido dos empresários. Guarulhos é uma cidade plural, temos muitas empresas e setores. Dispomos de uma posição geográfica estratégica e uma malha viária perfeita para qualquer tipo de indústria e temos que aumentar o número de empresas na cidade”, enfatizou.

O economista Gesner Oliveira proferiu uma palestra sobre “Perspectivas Econômicas para 2017”, em que falou sobre a crise econômica que assolou o país entre 2015 e 2016, os esforços para encontrar caminhos na retomada do crescimento e os impactos sobre as políticas públicas.

O Caderno Econômico de Guarulhos tem periodicidade trimestral e traz dados sobre mercado de trabalho, comércio exterior, finanças públicas e uma compilação dos principais indicadores econômicos do País. O lançamento faz parte das ações previstas pelo Compete Guarulhos, programa desenvolvido para contribuir com o fortalecimento da competitividade das empresas guarulhenses. “Só neste primeiro semestre vamos promover o 5º SP Export, em parceria com o Investe SP e o China Day Guarulhos”, explicou Rodrigo Barros.