Economia

Inadimplência do consumidor em Guarulhos recua 1,6% em abril

Números são da Boa Vista SCPC, parceira da ACE-Guarulhos

Guarulhos, 30 de maio de 2017

O Indicador de Registros de Inadimplentes recuou 1,6% em Guarulhos, na comparação mensal de abril contra o mês anterior, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos). No resultado acumulado, a inadimplência obteve queda de 3%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 6,6%.

O recuo apresentado na cidade, entre abril e março deste ano, foi maior do que os registrados na Região do Alto Tietê (1,4%), no Estado de São Paulo (1%) e no Brasil (1,1%). A diferença entre os índices obtidos nos meses de abril de 2016 e 2017 são ainda maiores – enquanto a queda em Guarulhos foi de 6,6%, na Região do Alto Tietê foi de 5,9%. Já no País, houve um acréscimo de 0,2%. Apenas o resultado do Estado de São Paulo chegou perto do número guarulhense (6,5%).

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque crê que a pesquisa é animadora para o comércio do município. “Apesar do cenário político conturbado no Brasil, o estudo realizado pela Boa Vista SCPC dá um fôlego ao empresário guarulhense, pois mostra que o consumidor da cidade tem sido mais consciente, conseguindo cumprir os seus compromissos, sem deixar que o seu nome seja negativado”, ressaltou o dirigente.

Recuperação de crédito

O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, caiu 2,2% na comparação mensal de abril contra o mês anterior. Já no valor acumulado, a recuperação obteve queda de 2,5% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador elevou 7,2%.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.