Notícias

Com presença de diretores da ACE-Guarulhos, SDCETI divulga balanço do Via Rápida Empresa

Empresários aproveitaram para tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa

Guarulhos, 22 de maio de 2017

Membros da diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) participaram da reunião sobre os 30 dias de atividades do Via Rápida Empresa (VRE), na manhã desta segunda-feira, 22/05, no Centro Municipal de Educação Adamastor.

O diretor de Comércio Exterior da ACE-Guarulhos, José Roberto Vitorelli, e a diretora do Empreendedor Individual, Silvana Araújo, estiveram no encontro. Presidente da entidade, William Paneque disse que se sente bastante satisfeito com a prestação de contas feita pela Prefeitura.

“É importante que a gestão pública esteja em sinergia com a classe empresarial, ouvindo suas demandas e dando um suporte aos empreendedores para gerar um ambiente de negócios favorável em Guarulhos. Nosso setor é o responsável por ofertar empregos aos moradores da região e auxiliar no desenvolvimento do município”, destacou o dirigente. “A implantação do Via Rápida Empresa foi uma demanda da ACE-Guarulhos e colaboramos com a doação de dois computadores”, completou Paneque.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDECTI), com o objetivo de mostrar os números do VRE, bem como tirar as dúvidas dos empresários presentes. Além disto, a gestora do programa na cidade, Monique Freschet, ainda comentou os desafios da administração pública para melhorar o projeto nos próximos dias.

Números

Segundo ela, o VRE começou a operar na cidade para que a Prefeitura, em uma ação com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), pudesse analisar a viabilidade da abertura de uma empresa em até 48 horas. Atualmente, o tempo gasto é de 96 horas (quatro dias) – o dobro da expectativa inicial.

“Tivemos um volume de solicitações maior do que o previsto, mas já estamos trabalhando para reduzir este tempo. Inclusive, contratamos mais pessoas para atuar no programa. Também pretendemos melhorar a comunicação com o empresário por meio do site da Prefeitura e explicar melhor ao empreendedor o porquê um pedido é negado”, disse Monique.

De acordo com a gestora, desde o dia 4 de abril até a última sexta-feira, 19/05, foram feitas 3.540 solicitações de viabilidade, das quais 2.726 já foram analisadas. Entre elas, 2.100 foram aprovadas. “Sabemos que temos dificuldades, mas o percentual de erro é pequeno. Se não estamos dispostos a errar, dificilmente, teremos um grande acerto”, afirmou o secretário do SDCETI, Rodrigo Barros.

Vitorelli declarou que o munícipio evolui com o VRE, porém ressaltou que é necessário fazer mais pelo ambiente econômico guarulhense. “Perdemos investidores e empresas para cidades como Barueri e Embu das Artes. Muitas marcas estão de olho em Guarulhos e querem vir para cá, mas precisamos ser atrativos. É hora de nos reunirmos, analisarmos os erros e chegarmos a uma conclusão. Só assim, continuaremos avançando”, pontuou.

“O VRE está em um processo de adaptação na cidade. É importante conversarmos, tirarmos as dúvidas e aproveitarmos ao máximo a funcionalidade do programa, que, com certeza, vai ser muito importante para o crescimento econômico do município”, afirmou Silvana.