CME

CME participa do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres

Áurea Caccia e Irene Araújo tomaram posse no CMPM como representantes do CME

Guarulhos, 14 de novembro de 2017

Texto e fotos: Edna Pinson

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACE-Guarulhos integra o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM), órgão consultivo que reúne setores do poder público municipal e sociedade civil, como sindicatos, movimentos sociais de diversos segmentos, entidades de classe e de representação religiosa, para discutir as necessidades da mulher e sugerir ações mitigadoras dessas necessidades.

O CME está no CMPM pelo segmento Comercial e Empresarial e é representado por Áurea Caccia e Irene Araújo, que tomaram posse no dia 10/11, junto com as demais integrantes.

O poder público municipal é representado no CMPM pela: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres; Subsecretaria de Igualdade Racial; Subsecretaria da Juventude; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social; Secretaria de Saúde; Secretaria do Trabalho; e Secretaria da Habitação.

Pela sociedade civil participam, além do CME: Marcha Mundial de Mulheres (MMM) e União Brasileira das Mulheres (UBM), do segmento mulheres; Associação Pró-moradia Nosso Lar – Nosso Teto, do segmento moradia; Associação Assistencial e Cultural Tarsila do Amaral, do segmento social e cultura; Sindicato dos Bancários e Financiários de Guarulhos e Região, do segmento bancários; Central Única dos Trabalhadores/Subsede Guarulhos, do segmento sindical; Associação dos Moradores do Inocoop (AMI) e Associação Beneficiente “Helena Vilar” do Jardim Ponte Alta, do segmento moradores; e Associação Ilé Aláketú Ase Ifá Omo Oya, do segmento religiões.

O Conselho é ligado à Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, comandado por Verinha Souza. Tem na presidência Aparecida Margarete Isabel de Camargo, servidora da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. E tem como vice Vanesca Kelly Belasque de Souza, da Associação Ilé Aláketú Ase Ifá Omo Oya.

A primeira secretária é Bernadete de Freitas Brito, da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres; e a segunda secretária é Solange Gonçalves Machado, da Associação Assistencial e Cultural Tarsila do Amaral. Elas foram eleitas no dia 14 e ficarão nos cargos por dois anos.