Economia

ACE-Guarulhos continua contra o aumento de impostos e a favor do diálogo

Entidade foi a única a não ser intransigente e a propor algo para preservar o máximo de setores de atividades diante do projeto de lei 4.813/17, em discussão na Câmara Municipal

Guarulhos, 15 de novembro de 2017

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos mantém sua posição contrária ao aumento de impostos. Além disso, foi a única entidade representativa da cidade a apresentar proposta de negociação com a administração municipal diante do projeto de lei 4.813/17, que, entre outras coisas, aumenta a alíquota de ISS de alguns setores de atividades. O PL, de autoria do Poder Executivo, está em discussão na Câmara Municipal desde o fim de setembro.

Na ocasião, a ACE demonstrou contrariedade pelo fato da Prefeitura não ter consultado as entidades representativas para elaborar um projeto que afeta diretamente o setor produtivo da cidade. Ao ser atendida a reivindicação de diálogo, a entidade participou de TRÊS reuniões ao lado de todas as outras entidades coirmãs.

Após esse período de consultas, a ACE-Guarulhos foi a única a entender que o momento não é de intransigência, mas de negociação. Isso para, diante da necessidade de a Prefeitura ajustar alguns números, preservar o máximo possível o bolso dos nossos empresários, já tão maltratados pela crise econômica.

E é exatamente isso que a proposta da ACE-Guarulhos fez: preservou aproximadamente 75% dos setores de atividades, com a manutenção das alíquotas e/ou reajuste menores que os da proposta original da Prefeitura. Confira, na tabela abaixo, a comparação entre o projeto original, as propostas da ACE, e as mudanças aceitas pela administração (algumas delas foram ainda mais abrangentes do que o que solicitamos).

Na sequência, segue a proposta original enviada para a administração, que denota nossa contrariedade ao aumento abusivo de impostos e que foi oferecida às entidades coirmãs para assinatura em conjunto, algo que elas decidiram não fazer.