Notícias

ACE- Guarulhos participa do 1º Fórum de Acessibilidade e Inclusão 2017

Evento ocorrerá no Teatro Adamastor Centro, dia 30/05. Inscrição é gratuita

Guarulhos, 16 de maio de 2017

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) apoia o 1º Fórum de Acessibilidade e Inclusão 2017 na cidade. O evento ocorrerá no dia 30/05 (terça-feira), a partir das 13h, no Teatro Adamastor Centro (Av. Monteiro Lobato, 734).  O tema será “Emprego Apoiado”. A inscrição é gratuita e deve ser feita no link http://eventos.guarulhos.sp.gov.br/node/420.

Educadora da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos, Fernanda de Oliveira Nascimento destacou a importância da ação e do auxílio da associação. “O município possui 5% dos empreendimentos de grande porte, 20% de médio e a maioria são micro e pequenas empresas. Para estes estabelecimentos, que a lei não obriga a contratação de deficientes por meio de cotas, é fundamental que eles vejam a real necessidade de contratá-los”, pontuou.

“Desta forma, tais empresários proporcionarão a inclusão social das pessoas com deficiência. Com o apoio da ACE-Guarulhos, acredito que possamos fazer com que os empreendedores enxerguem estes profissionais como colaboradores efetivos de seus negócios”, afirmou Fernanda.

Missão

Para o presidente da entidade, William Paneque, a associação tem o dever de ombrear iniciativas como o fórum. “Faz parte da nossa missão e dos nossos valores participar de ações que melhoram o ambiente social de Guarulhos. Segundo o último Censo do IBGE, 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, o que dá um universo de 45 milhões de pessoas. As empresas precisam colocá-las no mercado de trabalho para elas se sentirem inclusas na sociedade como qualquer outro funcionário”, destacou o dirigente.

Diretora do Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACE-Guarulhos, Áurea Caccia Pereira declarou que o fórum será capaz de quebrar as barreiras do preconceito.  “As pessoas com deficiência, quando verdadeiramente incluídas, são capazes de demonstrar seus talentos, rompendo limites criados por uma visão  de mundo equivocada.  Muitas vezes, os deficientes são vistos como incapazes, dependentes e inaptos para o mercado de trabalho, o que caracteriza uma opinião completamente fora da realidade”, argumentou.

Durante o evento, haverá uma palestra ministrada pelo Dr. José Carlos do Carmo, auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo e coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Depois, o vice-presidente da Associação Nacional do Emprego Apoiado (Anea), Oswaldo Barbosa, fará um talk show para mostrar como promover a verdadeira inclusão dentro de uma empresa.

“Queremos falar com os profissionais de Recursos Humanos dos empreendimentos. Assim, conscientizá-los sobre o Emprego Apoiado, ensinando este método capaz de acolher um deficiente de maneira adequada, responsável e confortável, fazendo com que ele se sinta útil para o desenvolvimento da empresa”, finalizou a educadora.