Notícias

Pedidos de falência recuam 13,5% em fevereiro

Guarulhos, 06 de março de 2017

Os pedidos de falência registraram queda de 13,5% em fevereiro na comparação contra o mesmo mês de 2016, de acordo com o indicador econômico da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

Na análise mensal, fevereiro apresentou aumento de 28,7% na comparação com janeiro, enquanto na variação do acumulado em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017 comparado aos 12 meses antecedentes) houve elevação de 6,0%.

Em 12 meses, as falências decretadas ainda subiram 15,9% em relação ao período anterior, enquanto na comparação interanual houve alta de 11,1% e elevação de 38,9% ante o mês imediatamente anterior. Já para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas, no acumulado em 12 meses, também foram observadas elevações, de 22,5% e 31,3%, respectivamente.

Presidente da ACE, William Paneque disse que os números ainda são preocupantes. “Mas, tenho esperanças de que 2017 será um ano melhor do que 2016. Em Guarulhos, os empresários podem procurar a nossa entidade que sempre oferece excelentes serviços e entrega valor ao associado para que ele não sinta tanto os efeitos da crise”, avaliou o dirigente.

Considerando os resultados de longo prazo (acumulados em 12 meses), os indicadores de falências e recuperações judiciais demonstraram continuidade da tendência de desaceleração dos meses anteriores. Em comparação a fevereiro de 2016, os indicadores de solvência apresentaram resultados mais favoráveis, devido as melhores condições macroeconômicas, tais como a redução dos juros e desaceleração da inflação, e a retomada das expectativas em relação à atividade econômica e dos investimentos.