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Palestra na ACE mostra caminhos para fornecer ao governo

Guarulhos, 12 de maio de 2016

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos realizou, na manhã desta quinta-feira, 12/05, palestra gratuita para apresentar aos empresários as possibilidades de crescimento ao participar de processos de compras públicas do governo estadual. O objetivo foi o de fornecer conhecimento aos microempreendedores individuais, microempresários e empresas de pequeno porte de que eles podem aumentar suas vendas ao fornecer para o poder público.

Chamado de “Ação Empreendedora”, o evento foi uma parceria da ACE-Guarulhos com a Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. “Esta ação propositiva foi importante porque nos preocupamos em oferecer soluções práticas aos microempresários. Muitos deles não conhecem os processos de licitações públicas e como se habilitar a fornecer para o governo. E, ainda, que há legislação que protege as microempresas nessas transações com o poder público”, afirmou o presidente da ACE, William Paneque, que abriu os trabalhos ao lado do gerente regional do Sebrae-SP, Marcelo Paranzini, do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Luis Carlos Teodoro, e do subsecretário de Empreendedorismo do Estado, Roberto Sekiya.

O primeiro palestrante foi Roberto Serafim, do Conselho de Políticas Públicas do Sebrae-SP, um dos apoiadores do evento. Ele explicou sobre a importância das transações comerciais entre a iniciativa privada e os governos. “Só em 2015, os governos compraram produtos e serviços na ordem estimada de R$ 885 bilhões. Isso representa aproximadamente 15% do PIB nacional”, explicou, mostrando a grande oportunidade de negócios que é fornecer ao poder público. Serafim explicou, ainda, alguns cuidados a serem tomados pelos empresários antes de se candidatar e erros comuns, além de detalhar a Lei da Micro e Pequena Empresa, que dá tratamento diferenciado e favorecido às MPEs nos processos para venda de bens e serviços aos órgãos da administração pública.

Representando a Secretaria da Fazenda do Estado, Cristiane Maria Marques e Mariangela Membribes falaram sobre o funcionamento da Bolsa Eletrônica de Compras e sobre o Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo – Caufesp, que reúne, de forma a enquadrar o perfil de cada um, as empresas que podem fornecer ao Estado. “Trouxemos, também, profissionais para inscreverem os participantes da palestra aptos ao Caufesp. A ideia era incluir o aspecto prático na Ação Empreendedora, para quem já vislumbra esta oportunidade”, afirmou Roberto Sekiya.

Também apoiaram a realização do evento a Prefeitura de Guarulhos, a regional Guarulhos da Sescon, a Asec, o Ciesp-Guarulhos, a Agende e o Simpi.