Notícias

ACE e AECG tiram dúvidas sobre declaração do IR

Guarulhos, 23 de março de 2016

Todo ano é a mesma coisa. Apesar de ser algo que todo contribuinte faz anualmente, a declaração do imposto de renda sempre gera uma série de dúvidas em pessoas físicas e jurídicas. Para dirimir essas dúvidas e apresentar as novidades que a Receita Federal implantou na declaração deste ano, a Associação das Empresas de Contabilidade de Guarulhos (AECG) e a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos realizaram um workshop na última terça-feira, 22, na sede da ACE, no Bom Clima.

“Foi muito positivo o encontro. Nós fazemos todo ano, junto com os membros do Núcleo de Contabilidade do Empreender, da ACE, mas desta vez tivemos um comparecimento bem maior”, comemorou a presidente da AECG, Silvana Araújo, que também é diretora do Empreendedor Individual da ACE.

O público era formado por associados da ACE, funcionários de escritórios de contabilidade, empresários e até alunos de contabilidade. “O Carlos Jones, que é diretor de Capacitação da ACE e professor na FIG, trouxe seus alunos para o workshop, como atividade extraclasse”, explicou Silvana.

Uma palestra explicou o passo a passo para a emissão e a entrega da declaração deste ano, com o detalhamento da tela do site da Receita e a apresentação das novidades definidas para 2016. “Neste ano, ao relacionar dependentes ou alimentandos acima de 14 anos, esses deverão possuir CPF obrigatoriamente. Além disso, os profissionais liberais (como médicos, dentistas e advogados) que estão obrigados a escriturar o livro caixa, deverão informar o CPF de seus clientes”, disse a especialista.

“Além disso, as despesas médicas precisam ser declaradas com a especificação da forma de pagamento. É necessário anexar o comprovante do cartão, canhoto do cheque ou do saque em dinheiro.”

Após a explanação, uma bancada com cinco contadores foi formada para uma sessão de perguntas e respostas. Participaram os especialistas Umberto Baccelli, Renne Domingues, José Carlos Cavalcante, Camila Severo Facundo e Antônio César Duram.