Notícias

Sebrae em Guarulhos participa do 1º Festival da Cachaça Artesanal

Guarulhos, 30 de setembro de 2015

Começou no dia 1º/10 o 1º Festival da Cachaça Artesanal Entre Serras e Águas, que acontece em Atibaia. Trata-se de um encontro inédito de produtores e apreciadores de cachaça da região do Circuito Entre Serras e Águas, formado por 13 cidades: Guarulhos, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.

“Reunir os produtores de cachaça da nossa região foi o primeiro desafio e agora iremos gerar visibilidade para as excelentes cachaças que temos. Lançaremos inclusive o roteiro Cachaça Tour, proporcionando aos turistas a possibilidade de conhecer a produção no próprio alambique “, explicou Valéria Andrade de Thomaz, idealizadora do festival.

O Sebrae-SP em Guarulhos estará apoiando o evento por congregar empresários interessados na divulgação, fortalecimento e promoção da cachaça artesanal da região. Segundo José Carrilho, consultor do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, a entidade quer ajudar no fortalecimento de toda a cadeia produtiva, desde as ligadas ao processo produtivo de matérias primas ao de comercialização e promoção do produto acabado.

“O Sebrae-SP também pode ajudar na melhoria da qualidade dos produtos, a regularização dos alambiques e a intensificação de medidas que visem o aumento da competitividade dos empreendimentos”, disse.

O resgate cultural e histórico, integrando a região em circuitos e roteiros turísticos é outro dos objetivos. Para Michelle Sabino, também consultora do Sebrae-SP em Guarulhos, a proposta do Festival da Cachaça é identificar os produtores de cachaça da região e apresentá-los por meio de uma Mostra.