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Parceiro da ACE-Guarulhos, SCPC vira “sessentão”

Guarulhos, 02 de setembro de 2015

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) completa 60 anos em 2015. Para celebrar a data, a empresa Boa Vista, que administra o SCPC, lançou um site comemorativo com dados históricos e fotos destas seis décadas de iniciativas marcantes e uma história positiva de conquistas e apoio aos principais episódios da economia brasileira.

Em Guarulhos, uma série de serviços da Associação Comercial e Empresarial utiliza os dados e ferramentas do SCPC. “Temos uma parceria antiga com a Boa Vista SCPC. Os empresários guarulhenses associados à ACE têm à disposição todas as facilidades que o tradicional serviço de proteção ao crédito oferece”, explicou o presidente da entidade, Jorge Taiar.

“São serviços de consulta a consumidores, empresas, veículos, e de apoio ao consumidor”, lembrou o superintendente da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes. “Junto com a plataforma do SCPC, a ACE oferece soluções para todas as etapas do ciclo de negócios de nossos associados, como prospecção, análise e concessão de crédito, gerenciamento de carteira, cobrança e prevenção à fraude.” Na ACE, o associado tem à disposição serviços como o Pessoal Gold, o SCPC Fone+, o SCPC Cheque, o Certocar e o Cadastro Positivo.

O SCPC é o maior banco comercial de dados de consumidores e empresas do Brasil. Os 60 anos vão desde o início do crescimento do sistema de crédito da cidade de São Paulo até a efetiva aprovação do Cadastro Positivo, há dois anos.

História

O SCPC nasceu em 1955 pelas mãos da Associação Comercial de São Paulo, quando o crescimento da economia e do sistema de crédito exigiam uma centralização de todos os dados de transações de negócios do comércio.

Quatro anos depois, foram iniciados os estudos para a criação do Cadastro Positivo sobre consumidores. Em 1960, o SCPC ficou conhecido nacionalmente, atingindo a marca recorde de 1 milhão de consultas.

Em 1983, com o crescimento das vendas a prazo, o SCPC buscou a modernização do sistema de consultas, antes operado por fichas manuais. Com a informatização dos processos, os dados que levavam até 10 minutos para serem processados passaram a ser concluídos em apenas três minutos.

Em 2001 foi criada a Rede de Informações e Proteção ao Crédito, mais tarde rebatizada com o nome de Rede Nacional de Informações Comerciais. O intuito era ampliar a abrangência geográfica e conceitual de informações, caracterizando a forte atuação nacional do SCPC. Oito anos depois, o serviço lançou seu primeiro indicador nacional com base no movimento das consultas do varejo, o INCC (Índice Nacional de Crédito ao Consumidor).

A criação da Boa Vista, em 2010, foi uma resposta adequada às exigências do desafiador e promissor cenário do crédito no Brasil. Um ano depois, a Boa Vista SCPC concluiu a fusão com a Equifax do Brasil, criando o segundo maior bureau de crédito do Brasil.

Os estudos para a criação de um cadastro dos consumidores positivos, iniciados em 1959, culminaram, em 2013, no marco do trabalho de valorização dos consumidores e empresas: o portal Consumidor Positivo, com acesso a diversos serviços como o monitoramento de CPF, a autoconsulta gratuita de CPF e a renegociação online de dívidas diretamente com o credor.

No ano passado, a maior campanha de sustentabilidade do crédito no Brasil – a “Acertando suas Contas” – atingiu números significantes de atendimento: foram mais de 800 mil famílias atendidas e milhares de renegociações em todo o País.

Em novembro, a ACE-Guarulhos vai realizar mais uma edição do “Acertando suas Contas” aqui na cidade. Todo o evento será realizado em parceria com a Boa Vista SCPC.