Notícias

OAB-Guarulhos promove campanha de doação de sangue

Guarulhos, 10 de agosto de 2015

Para comemorar a Semana do Advogado, a regional Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil promove a 6ª edição da campanha de doação de sangue. A iniciativa é uma parceria com o Hemocentro São Lucas e acontece na próxima sexta-feira, 14/08, das 9h às 18h, na sede da OAB-Guarulhos, situada na Rua Ipê, 201, no Centro.

Antes de fazer a doação, é preciso passar por uma entrevista. São requisitos básicos para poder doar sangue: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado e alimentado; e apresentar documento original com foto.

A correta resposta à entrevista é fundamental, pois há alguns impedimentos para os doadores, como os temporários (resfriado; gravidez; amamentação; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem nos últimos 12 meses; situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis) e os definitivos (hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária).

É preciso, também, estar atendo aos intervalos recomendáveis entre uma doação e outra. No caso dos homens, são necessários 60 dias e eles só podem ter doado, no máximo, quatro vezes nos últimos 12 meses. Para as mulheres, o intervalo deve ser de 90 dias e elas só podem ter doado, no máximo, três vezes nos últimos 12 meses.

No dia da doação, parceiros da OAB-Guarulhos vão expor produtos com descontos e, ainda, haverá brindes e sorteio de produtos. A organização da campanha de doação de sangue é do presidente Fábio de Souza Santos, do presidente da Comissão de Direito à Saúde, Rodrigo Prates, e da enfermeira do Hemocentro São Lucas, Sandra Matéria.


Serviço
6ª Campanha de Doação de Sangue da OAB-Guarulhos
Sexta-feira, 14/08, das 9h às 18h
Casa da Advocacia – Rua Ipê, 201, Centro – Guarulhos