Notícias

Pequenos negócios estão confiantes para 2015

Guarulhos, 19 de janeiro de 2015

Apesar de 2015 ser considerado um ano de ajuste, os donos de micro e pequenas empresas estão confiantes. De acordo com pesquisa inédita feita pelo Sebrae, 80% dos empreendedores irão manter ou ampliar os seus planos de investimentos nos próximos dois anos. Além disso, nove de cada dez entrevistados afirmaram que pretendem ampliar ou manter a quantidade de funcionários em 2015.

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, essa expectativa reflete que o segmento que representa 99% das empresas brasileiras se manteve aquecido em 2014. “Durante esse ano, 66% dos pequenos negócios tiveram aumento ou estabilidade nas vendas. O aumento médio de vendas e faturamento para essa fatia de empresas foi de 25%”, destacou.

Os empreendedores do setor de Agronegócios são os que destacaram o melhor desempenho em 2014. Para 70% deles, houve incremento ou estabilidade nas vendas, comparado com o mesmo período do ano passado. Logo em seguida estão os empresários dos setores de Serviço e Comércio, com 66% cada um, e Indústria e Construção Civil, com 62%.

Para atingir sucesso nos negócios em 2015, mais da metade das micro e pequenas empresas pretendem investir em ações de marketing e propaganda. Além disso, 44% delas também pensam em ampliar a quantidade de produtos oferecidos, 39% planejam reduzir os custos e 32% pretendem investir na capacitação de seus funcionários. A busca por novos canais de venda também está entre os anseios dos pequenos negócios. Mais de um terço dos empreendedores pretende abrir uma loja virtual nos próximos dois anos.