Notícias

Pesquisa aponta evolução positiva do varejo em Guarulhos

Guarulhos, 07 de novembro de 2014

Guarulhos apresentou entre 2008-2013 aumento de 42,1% nas vendas do varejo em todo o Estado de São Paulo, aponta estudo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), por meio do Instituto Gastão Vidigal, que utilizou dados de faturamento do comércio disponibilizados pela Secretaria da Fazenda Estadual.


Jorge Taiar, presidente da ACE, elogiou resultado positivo de Guarulhos

De acordo com a pesquisa, Guarulhos está atrás somente de Osasco (43,4%) e a frente de Sorocaba (39,1%). O crescimento do varejo guarulhense é bem maior ao apresentado pela Capital Paulista durante o mesmo período, alta de 6,5%.

A pesquisa aponta também que o município guarulhense apresentou importante avanço na geração de empregos no varejo, observando um crescimento de 30,8% no período.

“É muito positivo o desempenho registrado pela cidade de Guarulhos no Estado de São Paulo, superando inclusive a Capital Paulista. Mas, infelizmente, por conta da desaceleração da economia brasileira, que se iniciou em 2011 com a crise financeira internacional, o que presenciamos foi a redução na oferta de crédito, o aumento na inadimplência, aumento da taxa de juros e o arrefecimento do consumo”, disse Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).

Já a participação dos setores nas vendas do varejo em todo o estado destacaram-se os seguintes segmentos: Lojas de Vestuários, Tecidos e Calçados (46,3%), Supermercados (44,5%), Lojas de Material de Construção (33,0%) e Farmácias e Perfumarias (32,9%). Segundo a pesquisa, a evolução positiva ocorreu devido aos aumentos do crédito, da renda e do emprego. De forma negativa, o destaque ficou o setor de Concessionárias de Veículos (-15,7%).

No caso de Guarulhos, o setor de Supermercados foi o que mais se destacou, de acordo com a pesquisa, anotando crescimento 84,6%.