Notícias

Vacinação contra gripe ocorre até sexta-feira

Guarulhos, 27 de maio de 2014

Idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade, mulheres no período até 45 dias após o parto, indígenas e pacientes portadores de doenças crônicas que ainda não tomaram a vacina contra a gripe têm até esta sexta-feira, 30, para procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se proteger contra a doença. Iniciada no mês passado, a Campanha imunizou 186.837 pessoas em Guarulhos, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 67,13%.

A meta da Secretaria de Saúde é vacinar pelo menos 80% da população que integra esses grupos prioritários da Campanha que, segundo estimativa do Ministério da Saúde, corresponde a 278 mil pessoas. Portanto, para que a cidade alcance essa cobertura, ainda falta aplicar 91.500 doses da vacina.

Por ser mais vulneráveis às complicações do vírus influenza, devem ser vacinadas todas as crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais; grávidas em qualquer período da gestação; mulheres até 45 dias após o parto, mediante a apresentação de cartão da gestante, documento do hospital ou certidão de nascimento do filho; indígenas; portadores de doenças crônicas com prescrição ou receita médica; presidiários; e profissionais de saúde que atendem pacientes com infecções respiratórias.