Notícias

Empreendedoras Individuais recebem licença de funcionamento

Guarulhos, 01 de abril de 2014

Como parte das comemorações do 14ª Mês da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico entregou 90 licenças de funcionamento para empreendedoras individuais (EI) de Guarulhos nesta segunda-feira (31), no Paço Municipal, Bom Clima.

Além de receberem um selo com a frase “Ei Tô Legal Sou Empreendedor Individual”, elas agora poderão emitir nota fiscal e terão direito a diversos benefícios como, por exemplo, salário  e auxílio maternidade, aposentadoria por tempo de serviço e por invalidez, auxílio-reclusão, pensão por morte, acessso à rede bancária e ao crédito, conta bancária, empréstimos, financiamentos, expansão dos negócios, emissão de notas fiscais, vender para outras empresas, governo e órgãos públicos.

O prefeito Sebastião Almeida destacou a importância do evento e lembrou da participação cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. “As mulheres hoje estão presentes em todos os setores, desempenhando um papel empreendedor e de liderança em nossa sociedade”, disse Almeida. Segundo ele, a Prefeitura tem procurado estimular a formação profissional por meio de cursos nas mais diversas áreas. “Queremos ajudá-las a ter o negócio próprio, criar empregos e gerar renda”, completou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro, lembrou a importância de pagar o tributo em dia. “São inúmeros os benefícios que podem ser obtidos, mas desde que a contribuição esteja em dia. É com o dinheiro dos impostos que a Prefeitura faz investimentos e obras em diversas áreas na cidade”, concluiu.

Até o momento, a cidade conta com 27.758 empreendedores, sendo que, desse total, 47% são mulheres. O setor com maior número de licenças emitidas é o de prestação de serviços e o segundo é o comércio. O bairro com maior números de alvarás de funcionamento concedidos é o Pimentas, seguido por Cumbica.

As EI´s de Guarulhos podem ser contratadas também pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas do município para a execução de pequenos reparos, manutenção e conservação do imóvel ou de equipamento. Além disso, podem também fornecer materiais de consumo e realizar atividades de promoção da saúde e da educação. Basta procurar uma EMEI ou UBSs.

Para obter a licença basta pagar uma taxa mensal de R$ 39,00. Qualquer pessoa que trabalha por conta própria em atividade comercial, industrial ou de prestação de serviços, desde que fature até R$ 60 mil por ano, pode ser um empreendedor individual. Mais informações pelo telefone 2475-7922 ou pessoalmente no Fácil Empresarial (avenida Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva).