Notícias

ACE-Guarulhos faz reuso da água de chuva há sete anos

Guarulhos, 20 de março de 2014

Em tempos de crise no abastecimento de água, especialmente pelas regiões que são atendidas pelo Reservatório da Cantareira, que vem presenciando respectivas quedas em seu nível, são cada vez mais importantes as iniciativas que proporcionam a economia de água. A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) tem presenciado está experiência desde 2007, em sua sede, que possui dois reservatórios de água da chuva gerando redução de consumo.

O projeto que possibilitou a implementação de dois reservatórios de cinco mil litros foi desenvolvido, à época, pelo especialista no assunto, o engenheiro Plínio Thomaz, que respondia pela diretoria de meio ambiente e recursos hídricos.

O armazenamento da água da chuva proporciona à entidade uma redução de aproximadamente 30% do consumo, já que o líquido precioso é utilizado para limpeza da sede e também nos 12 banheiros da Casa do Empreendedor.

“Estamos enfrentando um problema grave de abastecimento de água que nos faz refletir da necessidade de implementar ações que, efetivamente, resultem em economia. A ACE-Guarulhos, assim como outras instituições, mostram que isso é possível por meio de ideias simples de reuso da água da chuva”, disse Jorge Taiar, presidente da ACE-Guarulhos.

Por conta da implementação dos reservatórios, a Associação Comercial foi homenageada, em 2011, pela organização do 6º prêmio Fiesp – Conservação e Reuso da Água, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).